fbpx
jc1140x200

Associação diz que visitação na Serra da Canastra cai em até 60%

Parque Nacional da Serra da Canastra ficou fechado por quase 20 dias.
Donos de pousadas de São Roque de Minas sofrem reflexos da queda

 

 

A beleza encontrada no Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, na região Centro-Oeste do estado, sempre chamou a atenção e atraiu milhares de visitantes. No entanto, após as queimadas constantes e a divulgação de que a nascente do Rio São Francisco secou houve queda no turismo. Segundo a Associação de Turismo da Serra da Canastra (Atusca), a baixa no número de visitantes pode chegar a até 60%.

Para piorar, o parque chegou a ficar fechado do dia 19 de setembro até o dia 6 de outubro. Agora, a expectativa dos comerciantes e da Atusca é de que o movimento de turistas volte a subir nos próximos meses. “Com a reabertura do parque e algumas poucas chuvas que foram registradas nos últimos dias a situação tende a se normalizar. Esperamos que essa queda não continue nos próximos feriados e férias de verão”, declarou a diretora da Atusca, Daniela Labônia.

Os reflexos das queimadas registradas este ano e da estiagem prolongada, segundo o secretário de Meio Ambiente do município, André Picardi, foram maiores que em anos anteriores. E o fechamento do Parque Nacional foi necessário para preservar a fauna. Estima-se que o fogo já tenha consumido uma área superior a 70 mil hectares. “Há uma área grande queimada e o que sobrou é exatamente onde os animais estão. Essa medida de cunho preventivo teve o intuito de estabelecer um distanciamento entre os animais e as pessoas”, explicou. Ainda de acordo com ele, sempre que ocorrem estes períodos de seca há queda no número de visitações. “Sempre há baixa, mas este ano a situação se agravou com o fechamento do parque”, ressaltou.

Além de secretário de Meio Ambiente, Picardi é empresário e administra desde 1997 uma pousada em São Roque de Minas. Após a seca da nascente, ele chegou a fazer mais de dez cancelamentos de turistas que já haviam agendado estadia na pousada há meses. “Fiz uma série de cancelamentos. Porém, com a reabertura do Parque Nacional, já comecei a ter outras reservas”, revelou.

Desde julho os cancelamentos constantes de reservas foram registrados por Maria Adir, dona de uma pousada. No entanto, ela se mostra confiante e acredita que a situação deve melhorar em breve. “Já fiz cancelamentos, mas esses dias aumentou bastante. Acho que é por causa da seca da nascente. As pessoas ficaram sabendo e não querem mais visitar o parque. Esperamos que essa situação melhore em breve com a chegada da chuva”, comentou.

[pull_quote_left]Em épocas normais fazíamos 200 refeições, hoje servimos 60. Caiu muito o número de visitações[/pull_quote_left]

Em São Roque de Minas, os restaurantes que chegavam a servir mais de 200 refeições por dia tiveram que se adaptar. É o caso de Ronaldo Silva, dono de um dos restaurantes na parte central da cidade. “Em épocas normais fazíamos 200 refeições, hoje servimos 60. Caiu muito o número de visitações”, lamentou.

 

Atração turística
O São Francisco é o maior rio totalmente brasileiro. A bacia hidrográfica abrange 504 municípios de sete unidades da federação – Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal. Ele nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e desemboca no Oceano Atlântico na divisa entre Alagoas e Sergipe.

Nascida em Piaçabuçu (AL), a empresária Lenira Torres tinha um sonho: conhecer a nascente do Velho Chico. Há pouco tempo morando no Sul de Minas, ela, a filha e uma amiga foram até o Parque Nacional no fim de setembro, mas como muitos outros turistas encontraram as portas fechadas.

[pull_quote_right]Fiquei meio com a consciência pesada porque minha mãe é da cidade onde termina o rio e sempre me pediu para trazê-la. Agora que consigo a nascente seca e o parque está fechado. Achamos que fossem boatos, mas confirmamos essa triste realidad[/pull_quote_right]

Segundo a filha de Lenira, Luciene Torres, a viagem foi programada e achavam que a seca da nascente não passava de um boato. Quiseram arriscar e conferir de perto. “Fiquei meio com a consciência pesada porque minha mãe é da cidade onde termina o rio e sempre me pediu para trazê-la. Agora que consigo a nascente seca e o parque está fechado. Achamos que fossem boatos, mas confirmamos essa triste realidade”, contou.

 

Fonte: G1

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?