fbpx
jc1140x200

Arcos – Pacientes ganham pulseira para indicar urgência no atendimento

O Pronto Atendimento Municipal São José em Arcos terá na próxima segunda-feira (4) oficialmente implantado o Protocolo de Manchester. É um procedimento que classifica os pacientes por pulseiras coloridas após uma triagem baseada nos sintomas, onde o tempo de espera é determinado. A cor vermelha é a que indica que o atendimento terá que ser imediato. Os casos muito urgentes recebem a cor laranja, com um tempo de espera recomendado de dez minutos. Casos urgentes, com a cor amarela têm um tempo de espera recomendado de 60 minutos. As cores verde ou azul são de menor gravidade que podem ser atendidos de duas a quatro horas.

O protocolo de Manchester será implantado primeiramente no Pronto Atendimento Municipal São José, como um projeto piloto, e posteriormente em todas as Unidades Básicas de Saúde já que é considerado um procedimento padrão o qual visa uma melhor adequação do atendimento ao paciente.

A triagem deve ser executada por um profissional de nível superior, que geralmente é um enfermeiro, que tenha boa capacidade de comunicação, agilidade, ética e bom conhecimento clínico. O paciente que chega à unidade é atendido pelo enfermeiro, que fará uma breve avaliação do quadro clínico, utilizando o protocolo de Manchester. A classificação é feita a partir das queixas, sinais, sintomas, sinais vitais, saturação de O2, escala de dor, glicemia entre outros.

 

Fonte: G1

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?