fbpx
jc1140x200

Arcos, Formiga e Iguatama passam a fazer parte da Rota do Café, considerada monumento nacional

A lei que determinou a homenagem foi publicada na sexta-feira (3), no Diário Oficial da União (DOU), e, com isso, a rota se tornou o 14º Monumento Nacional do país.

As cidades de Arcos, Formiga e Igauama foram incluídas oficialmente na Rota do Café. O caminho percorrido pelo café produzido nos estados de Minas Gerais e São Paulo até o Porto de Santos durante os séculos XIX e XX foi declarado monumento nacional.

A lei que determinou a homenagem foi publicada na sexta-feira (3), no Diário Oficial da União (DOU), e, com isso, a rota se tornou o 14º Monumento Nacional do país. Em Minas Gerais, Ouro Preto e Mariana já estavam na lista.

A rota

De acordo com  a nova lei, o caminho percorrido por estradas federais e estaduais entre 50 municípios mineiros, passando pela capital de São Paulo, por meio da BR-381, até o Porto de Santos, pela SP-150, constitui a rota por onde, tradicionalmente, o carregamento do café passava para ser escoado e comercializado.

Apesar de ter chegado pelo norte do país, pela Guiana Francesa, de onde vieram as primeiras mudas plantadas no estado do Grão-Pará, ainda no século XVIII, o café se consolidou no Sudeste do país.

De Minas e São Paulo, o café brasileiro ganhou o mundo. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o Brasil exportou, em 2022, mais de 39 milhões de sacas de 60 kg do grão.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?