fbpx
jc1140x200

Abril Azul: fundadora da ‘Associação Autismo e Possibilidade’ (ASAP), de Lagoa da Prata, ressalta importância da conscientização sobre condição

Vereadora Carol Castro destaca a importância da inclusão da pessoa autista nas escolas e nas empresas; para ela, o autismo ainda é uma ‘deficiência invisível’.

O mês de abril é marcado pela campanha Abril Azul, que tem como objetivo conscientizar a população sobre o autismo e promover a inclusão social de pessoas com essa condição neurológica. O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. Não há cura para o autismo, mas é possível tratar e melhorar a qualidade de vida das pessoas que convivem com a condição.

Em entrevista ao Jornal Cidade, a vereadora Carol Castro, fundadora da Associação Autismo e Possibilidade (ASAP) e Conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Lagoa da Prata, falou sobre as políticas públicas e ações de inclusão para pessoas com autismo.

Segundo Carol, as políticas públicas ainda são insuficientes para atender à alta demanda de pessoas com autismo:”Em Lagoa da Prata, existem dois equipamentos públicos que oferecem algumas terapias, mas é necessário um maior investimento nessa área.”

A vereadora destaca que a escola é um dos locais mais importantes para a inclusão de pessoas com autismo, mas ainda há muito a ser feito nesse sentido. As escolas devem oferecer programas de divulgação sobre o autismo e materiais pedagógicos adaptados às necessidades de cada aluno.

Eu acho que as outras crianças tem que entender o que é o transtorno porque a gente vê muitos casos de adolescentes sofrendo bullying em escolas. E isso é muito doloroso para criança, para sua família… Então eu acho que também tem que se organizar no sentido de oferecer um material didático adaptado. A criança com autismo aprende de uma forma diferente. E não dá pra ser com o mesmo material. Então materiais adaptados e horário de provas talvez até diferentes sejam interessantes. Porque a criança talvez fica ansiosa e não consegue fazer na mesma sala. Então ter esse entendimento é necessário”, ressalta. 

Carol destaca que as empresas também têm um papel importante na inclusão social de pessoas com autismo. Para a vereadora, é necessário que as empresas entendam o que é o autismo e aproveitem as habilidades e potencialidades dessas pessoas. Ainda há muito a ser feito em relação à inclusão no mercado de trabalho e na promoção da diversidade.

Por fim, a conselheira e fundadora da ASAP destaca ainda o papel das organizações não governamentais e da sociedade civil na conscientização sobre o autismo e na promoção de políticas públicas. Em Lagoa da Prata, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi reativado e tem um papel consultivo, fiscalizador e deliberativo sobre as políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência.

O Abril Azul é uma oportunidade de lembrar a importância da inclusão social de pessoas com autismo e de conscientizar a população sobre essa condição neurológica. Ainda há muito a ser feito em relação às políticas públicas, inclusão no mercado de trabalho e na promoção da diversidade, mas é fundamental que todos se unam para garantir os direitos e a dignidade das pessoas com autismo.

Em seu mandato, Carol é combativa ao propor ações de inclusão social voltadas para pessoas com autismo. É dela a autoria da Carteira de Identificação do Autista, a Lei 3.450/2021, o anteprojeto da “Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA”, além de outros requerimentos e solicitações de audiências públicas. 

“Quais as principais barreiras que as pessoas com autismo enfrentam pra participar da sociedade? Muitas, diversas barreiras, como as listadas acima, que só existem porque o autismo, ainda, é tratado como uma deficiência invisível”, finaliza Carol, alertando sobre a necessidade de conscientização acerca do autismo. 

Carol Castro, fundadora da ASAP e vereadora de Lagoa da Prata (Foto: Arquivo Pessoal)
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?