fbpx
jc1140x200

2º Encontro de Folias de Reis acontecerá em Santo Antônio do Monte

O evento, que receberá os foliões locais e visitantes de cidades vizinhas, é aberto ao público.

Acontecerá no domingo (9), o  2º Encontro de Folias de Santo Antônio do Monte, realizado pela Companhia de Reis “A Caminho de Belém” e Paróquia São José, com o apoio da Prefeitura de Santo Antônio do Monte e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
O evento, que receberá os foliões locais e visitantes de cidades vizinhas, é aberto ao público e acontece a partir das 8h, na Paróquia São José. Devido à pandemia, é necessário utilizar máscara e álcool em gel.
Mais informações sobre o evento, ligue: (37) 3281-3833.

 

Folia de Reis 

Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais, a Folia de Reis é uma tradição de origem ibérica, que faz parte das celebrações culturais e religiosas mais antigas e difundidas no Estado e no Brasil. Ao longo dos anos, foi se tornando um componente de considerável importância na construção do imaginário, identidade e memória individual e coletiva dos mineiros.
Os ternos ou companhias são grupos que se estruturam a partir de sua devoção aos santos como: Reis Magos, Divino Espírito Santo, São Sebastião, São Benedito, Nossa Senhora da Conceição, entre outros. Geralmente são formados por cantadores e tocadores, podendo apresentar personagens, como reis, palhaços e bastiões, que visitam casas de devotos distribuindo bênçãos e recolhendo donativos para variados fins. Apresentam características regionais e as indumentárias variam de grupo para grupo. Os instrumentos que conduzem os cantos são as violas, violão, cavaquinho, pandeiro, bumbos, sanfona e caixas. Possuem como principal elemento simbólico a bandeira e organizam-se a partir de ritos, como o giro ou jornada, encontros, festas e cumprimento de promessas.
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?