fbpx
jc1140x200

Inmet publica alerta de chuvas intensas entre os dias 7 e 8 de janeiro no Centro-Oeste de Minas

A previsão, contudo, é de persistência de chuvas na área até a próxima segunda-feira (10); órgão alerta sobre risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou aviso de chuvas intensas da região Centro-Oeste, dentre outras regiões de Minas Gerais, para os dias 7 de 8 de janeiro.

Segundo o órgão, a previsão é de chuva  entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos, de 60 a 100 km/h. Isso se deve a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno que mantém grande parte do estado sob condições favoráveis para ocorrência de chuvas praticamente contínuas

O alerta tem a finalidade de conscientizar a população sobre os riscos inerentes a esse período de chuvas. De acordo com o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além destes dois dias, o Instituto prevê que a chuva persista durante todo o final de semana, até a próxima segunda-feira (10).

Regiões em laranja e vermelho representam perigo de chuvas intensas. (Fonte: Inmet)

 

Confira as ações recomendadas pelo Inmet para chuvas intensas:

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda) Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?