fbpx
jc1140x200

Prefeitura de S. A. do Monte esclarece dúvidas sobre o Cadastramento Escolar

Foto: Ilustração / Reprodução da Internet

Por: Ismael Costa/ASSCOM – Prefeitura de Samonte.

O Cadastro escolar 2019 será unificado para a rede municipal e estadual e pelo segundo ano, será realizado on-line. Os pais ou responsáveis podem realizar o cadastro seja pelo tablet, celular ou computador. Em Santo Antônio do Monte, haverá locais de apoio para famílias que não têm acesso à internet. “Esse cadastro é de muita importância porque é por meio dele que nós faremos o levantamento das vagas e turmas a serem ofertadas no próximo ano letivo”, explica Márcia Bernardes, Secretária Municipal de Educação. A seguir, entrevista concedida pela Secretária, sobre as principais informações do Cadastramento 2019.

QUEM DEVE FAZER O CADASTRO?

Alunos com 6 anos completos ou que vão completar essa idade até 30/06/2019 e que ingressarão no 1º ano do Ensino Fundamental; alunos que estão vindo de outras localidades ou transferidos de escolas particulares; candidatos que vão cursar a EJA Ensino Fundamental; Candidatos que desejam retornar aos estudos.

QUANDO SERÁ REALIZADO O CADASTRO? HAVERÁ PRORROGAÇÃO?

O prazo iniciado dia 11 termina dia 22 de junho de 2018. Essas datas são definidas pela Secretaria Estadual de Educação e não é a Prefeitura ou a Secretaria Municipal de Educação que definem prazos. Segundo a resolução do Estado, não haverá prorrogação.

Foto: Divulgação

COMO OS PAIS PODERÃO FAZER A INSCRIÇÃO?

Os pais e/ou responsáveis poderão fazer a inscrição acessando o portal de qualquer computador ou dispositivos móveis com acesso à internet. O site para inscrição é www.educacao.mg.gov.br

PARA QUEM NÃO TÊM ACESSO À INTERNET, QUAIS AS INSTRUÇÕES DE COMO PROCEDER?

Estão disponíveis pontos de apoio na Secretaria Municipal de Educação, Câmara de Vereadores ou nas seguintes Escolas Municipais: Juca Pinto, Prefeito Geraldo Luiz de Castro, Amâncio Bernardes, Waldomiro de Magalhães Pinto, além das Escolas Estaduais: Padre Paulo, Álvaro Brandão e Senhora de Fátima.

COMO OS PAIS FICARÃO SABENDO PARA QUAL ESCOLA O FILHO FOI ENCAMINHADO?

Assim que o Estado nos repassar o arquivo de quem fez o cadastro, a Secretaria Municipal de Educação vai entrar em contato com essas famílias para saber a preferência delas com relação às escolas e depois, através de uma comissão de cadastro e matrícula, faremos as indicações das escolas. Todas as escolas são boas, mas sabemos que os pais preferem a comodidade de estarem mais próximos. Então, quem fizer o cadastro, de certa forma garante esse direito. Lembro que ninguém deixa de ter vaga na escola por não ter feito o cadastro, porém pode não conseguir a vaga onde deseja.

QUAIS DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS PARA FAZER A INSCRIÇÃO?

Certidão de nascimento da criança; CPF da mãe, do pai ou do responsável pelo estudante e comprovante de endereço da residência do estudante.

ESSE CADASTRO JÁ É CONSIDERADO MATRÍCULA? QUAL A DIFERENÇA ENTRE CADASTRO E MATRÍCULA?

Não. Isso é muito importante: cadastro é o levantamento de vagas. Nós faremos esse levantamento e depois os pais devem fazer a matrícula na data que já está marcada pelo Governo Estadual, entre os dias 17 e 21 de dezembro próximos. O período de  matrículas na rede pública é definido pelo Estado. Portanto, é preciso confirmar o cadastro, realizando a matrícula.

SOMENTE OS PAIS PODEM FAZER ESSE CADASTRO OU OUTRO RESPONSÁVEL PELA CRIANÇA?

Pais ou responsáveis com mais de 18 anos e as pessoas que estiverem retornando aos estudos ou mudando de rede de ensino, com idade superior aos 18 anos, podem fazer o próprio cadastramento.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?