fbpx
jc1140x200

Biosev promove campanha “Trânsito Seguro”

A Biosev – unidade Lagoa da Prata, realizou no dia 23 de maio a campanha “Trânsito Seguro”, que é uma das atividades em comemoração ao Maio Amarelo, mês destinado para a conscientização da segurança no trânsito.

O evento teve início bem cedo, às 6h30 da manhã, com uma blitz educativa, realizada em frente ao aeroporto da Usina.  Às oito da manhã houve recepção dos alunos do 5º ano da escola Municipal Monteiro Lobato, na área de convivência da Biosev, onde a Polícia Militar ministrou uma palestra, com atividades lúdicas.

Edson Brito Caetano, técnico em Segurança do Trabalho da companhia, enfatizou que o objetivo da campanha é causar a percepção sobre a posição do país no ranking relacionado à segurança no trânsito e promover explicações sobre ações que minimizem e eliminem essas condições de risco. “Essa campanha se estende durante toda a semana com o apoio da Polícia Militar na blitz educativa. São instruções básicas de segurança veicular sempre trazendo os cuidados que devemos tomar durante a condução de veículos automotores, lembrando que hoje somos o 4º país no ranking de acidentes com fatalidades no trânsito”, alerta.

Caetano ainda disse que a Biosev adota ações diárias na prevenção de acidentes dentro e fora da unidade. “Os colaboradores, que são condutores cadastrados, recebem treinamentos introdutórios em segurança veicular, onde temos um procedimento de controle de frotas, que é o nosso Total Trac, que hoje monitora esses equipamentos em campo e estabelece requisitos mínimos como aceleração brusca, utilização do cinto de segurança, bem como velocidades para circulação em vias pavimentadas ou não”.

Rosane Cardoso é engenheira de segurança da empresa, e conta que nas últimas safras a Biosev não registrou nenhum acidente em trajeto. “Já tivemos na safra de 2015/2016, mas cada vez mais buscamos formas para minimizar este tipo de problema. Em todas as campanhas procuramos envolver toda a comunidade, principalmente em assuntos que podem influenciar diretamente na vida das pessoas, como meio ambiente e segurança no trânsito”.

A CAMPANHA

O soldado Aquino e o sargento Carlos, da Polícia Militar, foram os militares palestrantes no evento. Em entrevista, o sargento Carlos disse que o Maio Amarelo deve ter para as pessoas a mesma importância das campanhas Outubro Rosa e outras similares. “A cor amarela é conhecida mundialmente no trânsito como atenção, por isso a campanha tem o nome Maio Amarelo. Ela foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e chamou a atenção de 178 países devido ao número de 1,3 milhão de pessoas que morreram em acidentes de trânsito, e 50 milhões que ficaram lesionadas pela mesma situação. Se não tivesse essa campanha, provavelmente em 2020 o número seria de 1,9 milhão de pessoas como vítimas fatais de acidente de trânsito”, explicou o sargento, enfatizando que ações mínimas, como o uso do cinto de segurança e uso de capacetes, podem evitar muitos acidentes.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?