fbpx
jc1140x200

UTI Móvel em Lagoa da Prata: como a nova unidade do Samu atenderá a população?

O Jornal Cidade entrou em contato com a Prefeitura para obter mais informações sobre o funcionamento, os benefícios e os custos da Unidade de Suporte Avançado (USA); confira.

Lagoa da Prata recebeu no início do mês de janeiro uma Unidade de Suporte Avançado (USA), com equipamentos e medicamentos que fazem dela uma UTI móvel. A inauguração aconteceu em 9 de janeiro com a presença de autoridades, profissionais da saúde e da imprensa local.

A ambulância foi disponibilizada pelo convênio CIS-URG e já tem autorização e convênio para custeio junto ao Governo de Minas. Ela atuará junto com a Unidade de Suporte Básico (UBS)em Lagoa da Prata e em municípios vizinhos, como já acontece desde 2017, data do início do funcionamento do SAMU na Região Oeste. 

O Jornal Cidade entrou em contato com a Prefeitura de Lagoa da Prata para obter mais informações sobre os benefícios da nova unidade para a população, quais tipos de ocorrência ela será utilizada e qual o investimento feito pelo município para a sua aquisição.

Sonho antigo

Em resposta, o prefeito Di Gianne Nunes comenta que desde seu mandato como vereador ele tinha ciência do quão importante seria a aquisição de uma UTI Móvel em Lagoa da Prata.

“Além de termos uma nova ambulância, teremos uma equipe completa com médico, enfermeiro e condutor para dar o socorro imediato para as possíveis vítimas de Lagoa da Prata. Isso sem falar nos equipamentos de primeira geração que têm dentro da Unidade de Suporte Avançado. Antigamente, quando não tínhamos a UTI Móvel, dependendo da situação, o paciente ficava horas esperando o atendimento vir de outra cidade. Agora nós temos a Unidade de Suporte Avançado em nossa cidade, que vem para salvar vidas no momento em que a população mais precisa”, respondeu o prefeito.

Ele frisa que o município, com a nova aquisição, não perderá a Unidade de Saúde Básica, que conta com o acompanhamento de um técnico de enfermagem e um condutor socorrista. Ou seja, Lagoa da Prata, agora, dispõe de duas ambulâncias para as eventuais necessidades da população.

A UTI Móvel deverá atender a acidentes, quedas, situações de infarto, derrame e outros sinistros que precisem de um suporte rápido.

Profissionais já foram contratados 

Sobre os profissionais que devem trabalhar na Unidade de Suporte Avançado, como médico (a), enfermeiro (a) e condutor (a) socorrista, a Prefeitura informou que já houve processo seletivo e que sete profissionais de cada área foram contratados para turno de 24 horas por semana.

Transformando em realidade

O Jornal Cidade também perguntou qual o investimento feito pelo município para a aquisição do veículo, bem como quais trâmites foram necessários para conseguir a implantação do serviço em Lagoa da Prata.

O prefeito destaca que a cidade não teve gastos com a aquisição da UTI Móvel, que foi obtida junto ao Estado através do esforço da atual gestão municipal.

“Desde o primeiro dia da nossa gestão que estamos correndo atrás dessa UTI Móvel. Fizemos contato com o Governador Romeu Zema, com a Secretaria de Saúde do Estado e provamos por A mais B que Lagoa da Prata necessitava deste equipamento. Como disse anteriormente, muita gente desacreditava que iríamos conseguir a UTI Móvel para Lagoa da Prata, uma vez que nossa cidade não está situada à margem de nenhuma BR e também não temos a população acima de 70 mil habitantes, que são requisitos básicos para ter uma UTI Móvel. Mas graças aos diversos contatos em diversas esferas hoje a Unidade de Suporte Avançado é uma realidade que vem para salvar muitas vidas em Lagoa da Prata”, argumentou Di Gianne.

Além de Lagoa da Prata, a UTI Móvel deve atender, em caso de necessidade, a municípios vizinhos, como Japaraíba, Moema, Santo Antônio do Monte e outros.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?