fbpx
jc1140x200

Dia Nacional dos aposentados: veja histórias de pessoas que se redescobriram após a aposentadoria

Para te ajudar nesse processo, trouxemos algumas dicas sobre como permanecer ativo após a aposentadoria.

Nesta terça-feira (24), celebra-se o Dia Nacional dos aposentados. Uma data dedicada aos profissionais que tanto trabalharam para o desenvolvimento do país. Para muitos, a aposentadoria é uma conquista, é a oportunidade de descansar, ou de atuar frente a outros projetos de vida, que não necessariamente envolvem dinheiro, mas às vezes a realização de sonhos.

“Aposentar era um sonho pra mim, é finalmente consegui. Sou uma pessoa extremamente ativa, até assustei quando me vi fazendo nada. Mas como se diz, recalculei a rota. Hoje tenho tempo pra ler, cuidar dos meus netos, da minhas plantas e ajudar meu esposo no nosso sítio. Faço minhas refeições com calma, escolho meus alimentos. A vida está mais devagar, mais seletiva, na verdade. Mas hoje me dedico ao que gosto”, Celi Ribeiro, de Santo Antônio do Monte.

 

“Ao contrário de muita gente, nunca quis me aposentar. Parei quando ainda tinha muito a oferecer. Mas resolvi não parar. Gosto de mexer com bicicletas, então montei no meu quintal uma bicicletaria. Faço meu horário, se quiser descansar, fecho e vou lá, depois volto. É mais pra aproveitar meu tempo com o que gosto de fazer. Aí não paro a minha cabeça, toda hora tem gente aqui, converso o dia inteiro”. – Elimar Leal, da cidade de Arcos.

 

“Me aposentei em 1999 por invalidez, tive hidrocefalia e precisei colocar algumas válvulas. Mas não parei a vida por ter aposentado. Em casa faço de tudo, quando  não estou bem, não faço. Eu não consigo ficar só quieta, e a gente nem pode. Gosto de cuidar dos meus cachorros e minhas plantas. – Kenia Alves de Lima, da cidade de Lagoa da Prata.

Frustração pós-aposentadoria

Recebeu o comunicado que enfim chegou a hora de se aposentar, mas e agora? Depois de tantos anos trabalhando, cria-se expectativas e às vezes a realidade acaba não sendo como se esperava. E existe explicação para isso!

Vivemos rotinas intensas e de repente, depois de anos, não se tem mais isso. Para muitos, a sensação de se sentirem descartados bate à porta.

Outra razão é a associação, indevida, daaposentadoria ao envelhecimento, o que levam a pensar consequentemente, no fim de uma vida. Nos deparamos com isso ao vermos a quantidade de estabelecimentos que não estão preparados para receber os idosos.

Mas devemos olhar de modo positivo para a oportunidade de termos mais tempo para estarmos perto dos familiares e realizar sonhos e metas, estabelecidas ao longo da vida.

Para te ajudar nesse processo, trouxemos algumas dicas sobre como permanecer ativo após a aposentadoria; veja:

Após anos trabalhando e com rotina, chegou a hora de desacelerar, certo? Mas isso não quer dizer passar o dia inteiro sentado em frente à TV ou dormindo. O seu corpo estava acostumado a uma rotina de movimentação e correria, ir ao extremo pode danificar sua saúde e fazer com que você envelheça mais rápido.

Então é hora de se dar alguns privilégios, mas sem estagnar.

  • Mantenha o corpo e a mente saudáveis;
  • Estabeleça metas para realizar durante a aposentadoria;
  • Faça trabalhos voluntários;
  • Adquira um planejamento financeiro;
  • Busque por um hobby.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?