fbpx
jc1140x200

Trabalho híbrido: algo que pode ter vindo para ficar

O Jornal Cidade conversou a especialista em Recursos Humanos, Bruna Miranda, que explicou um pouco mais sobre a visão e até mesmo importância dessa nova modalidade.

A pandemia trouxe novos olhares para diferentes situações, uma delas é o modo de trabalho de algumas pessoas em determinadas empresas. Com a necessidade de manter funcionários em home-office, muitas delas descobriram que esse pode ser um caminho, senão integral, pelo menos híbrido. O Jornal Cidade conversou a especialista em Recursos Humanos, Bruna Miranda, que explicou um pouco mais sobre a visão e até mesmo importância dessa nova modalidade.

“A necessidade de se olhar também para a satisfação laboral por parte do trabalhador tem sido uma visão de empresas de visão. Um funcionário satisfeito rende e produz muito mais do que aquele que está desmotivado. Porém, dependendo do caso, pode ser mais emocionalmente exaustivo para o colaborador. Eu sugiro que a empresa tenha essa opção e cada funcionário adote de acordo com sua rotina, pois, em alguns casos, realmente trabalhar em casa é muito mais difícil”.

As empresas precisam aprender a ouvir seus colaboradores, e isso é fundamental, como explica a especialista.

“A gente precisa partir do princípio de que o funcionário, muitas vezes, não quer ter sua opinião acatada, mas ele quer ser ouvido. As empresas precisam conhecer as expectativas dos funcionários e suas opiniões. As regras não precisam ser tão rígidas, mas sim estudadas; pensando no que funciona ou não no seu nicho”.

Outro ponto destacado por Bruna é em relação à economia.

“A adesão também se deve às vantagens econômicas: um exemplo é que, com o trabalho híbrido, o escritório físico pode ser um espaço menor e consequentemente mais barato. “Como o número de colaboradores que vão à empresa diariamente é menor, os gastos com a manutenção do local podem cair muito; por exemplo, energia, água, internet, aluguel, equipamentos, vale-transporte, vale alimentação etc. Sem contar que, dependendo do tamanho da equipe, há a possibilidade de alugar espaços menores, com valores mais acessíveis”.

A especialista também deu algumas dicas para quem está pensando em implementar o trabalho híbrido.

“Antes de qualquer coisa, planejamento. Depois, é necessário saber o impacto da oferta para cada colaborador e saber se todos podem e querem aderir. Caso  não, ofereça opções para quem não puder. Outro ponto que merece atenção é o monitoramento do andamento das tarefas. Trabalho híbrido não é sinônimo de liberdade total para a execução dos projetos. Adotar um serviço de armazenamento em nuvem com proteção de dados para que todos tenham acesso aos trabalhos e nada seja perdido no processo também é de suma importância”.

 

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?