fbpx
jc1140x200

Serviços do SUS de Moema e LP terão prontuários eletrônicos

As informações do paciente, como por exemplo resultados de exames, ficarão armazenadas para serem acessadas a cada consulta que ele fizer pelo SUS, mesmo quando estiver em outra cidade

Os municípios de Lagoa da Prata e Moema estão implantando o sistema de prontuário eletrônico para atendimento médico. De acordo com a secretária de Saúde de Moema, Iara Andalécio Costa, esta ação está alinhada com a proposta geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.

Em ambas cidades, toda a população será contemplada com a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), que permite que todos os serviços de saúde dos municípios possam acompanhar o histórico, os dados e o resultado de exames dos pacientes. Com ele, também é possível verificar, em tempo real, a disponibilidade de medicamentos em farmácias e registrar visitas de agentes de saúde. “A informatização dos prontuários é um avanço importantíssimo, e tem inúmeros benefícios: centraliza as informações dos pacientes e garante mais segurança de dados; economiza espaço de armazenamento físico e evita perda e desperdício de papéis; evita falhas em relação à prescrição e administração de medicamentos; agiliza o atendimento e facilita o diagnóstico. Traz também benefícios para funcionários, médicos, pacientes e fornecedores, garantindo ao ciclo de atendimento mais credibilidade, e menos risco de erro em toda a cadeia hospitalar, auxiliando, inclusive, na gestão e administração dos hospitais”, disse Iara.

Quanto à segurança de dados, a secretária disse que o paciente poderá ficar tranquilo, pois o Ministério da Saúde investiu em criptografia, o que permite uma segurança no armazenamento bem como no sigilo das informações. “O Município de Moema adquiriu um computador para cada consultório, tanto do médico como do dentista, outro para o enfermeiro, um para a recepção e outro para a sala dos Agentes Comunitários de Saúde, e também um tablet para cada Agente Comunitário de Saúde e Agente Comunitário de Endemias, para ser utilizado nas visitas domiciliares”.

Em Lagoa da Prata, de acordo com o secretário de Saúde, Geraldo de Almeida, até o final da implantação estima-se um gasto de 500 mil reais com equipamentos em todas as unidades, com computadores novos, impressoras, internet, além da manutenção do sistema. Geraldo explicou que as informações ficarão disponíveis em um sistema que funciona via internet, para que o médico ou demais profissionais de saúde possam ter acesso quando necessário e permitido. “O prontuário eletrônico trará o acesso fácil e rápido ao histórico do paciente. Se um usuário do Programa Saúde da Família chega até à UPA, através do código do seu cartão do SUS, que será digitado no sistema, o médico terá acesso a todos os medicamentos.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?