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Diretor Clínico da UPA fala sobre atendimento no local

12778681_977604815621625_1393637195285906059_oA Unidade de Pronto Atendimento de Lagoa da Prata foi inaugurada no dia 20 de fevereiro e, para esclarecer os critérios de atendimentos a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata divulgou uma entrevista com o diretor clínico do local, João Antônio. Veja a seguir:

•Quando a pessoa deve procurar a UPA?
A Unidade de Pronto Atendimento deve ser procurada por questões agudas. Como o próprio nome do local diz, é para atendimento imediato.

•Quais os casos prioritários da UPA?
Pessoas que sofrem acidentes, cortes, queimaduras, problemas cardíacos graves, insuficiência respiratória (asma, fumantes que já possuem doenças respiratórias graves e necessitam de uma acompanhamento ambulatorial), hemorragias e convulsões. Todas essas situações configuram em si uma necessidade de estar procurando um serviço de pronto atendimento.

•Então, a UPA não é para consultas?
Esta é uma situação que as pessoas confundem muito. A UPA não é um local para consultas de problemas acometidos há tempos. A UPA é para tratamento agudo e focado no que traz risco imediato para o paciente.

•Em qual situação o paciente deve procurar somente a Policlínica ou o PSF?
Ambos devem ser procurados para a realização de consultas, acompanhamento da pressão arterial, diabetes, doenças crônicas, renovação de receitas e curativos. Os profissionais estão preparados para que, se necessário, nos envie um relatório juntamente com o paciente. Isso agiliza e facilita o trabalho na UPA.

•Todos os pacientes que procurarem a UPA serão atendidos, mas alguns terão que esperar um pouco mais. Por qual motivo isso acontece?
Nós não negamos o atendimento. O paciente que ali comparecer será atendido normalmente, mas por ter situações de mais urgência este poderá ficar estressado pela demora. Então, a UPA deve ser procurada mesmo em caráter de urgência.

Escala-Protocolo-de-Manchester•Como é classificado esse grau de urgência?
A priorização dos pacientes é feita através da triagem por meio de uma enfermeira que realizará o atendimento. A enfermeira nos passará o paciente após a aplicação do Protocolo de Manchester (protocolo de nível internacional, que classifica as doenças dos pacientes através de perguntas e nível de dor). E de acordo com a classificação, o paciente tem a prioridade.

•Como funciona a triagem?
Este é um ponto que eu realmente gostaria de falar. O enfermeiro que estará ali fazendo a triagem está altamente treinado para direcionar o atendimento médico. Ele saberá se o paciente está precisando mesmo do pronto atendimento naquele momento ou se poderá passar por uma consulta em uma Policlínica ou PSF. O enfermeiro fará as devidas orientações e se houver a necessidades daremos um encaminhamento.

•Como é formada a equipe médica da UPA?
Durante o dia nós temos três médicos e uma equipe de enfermagem. Durante a noite temos dois médicos. Os médicos são generalistas e quando o paciente precisa de um especialista nós fazemos o direcionamento.

•A UPA tem sido muito procurada para tratar casos de ortopedia. Como tem sido o procedimento para esses casos?
Tratamentos cirúrgicos a nível de urgência e emergência são resolvidos no pronto atendimento. E quando não conseguimos resolver no local, ou seja, o paciente não será liberado, ele aguardará uma vaga em outro local, que resolva o seu problema. Agora, paciente que não são de nível cirúrgico, fazemos a imobilização, o tratamento inicial do paciente e ele retornará para fazer um tratamento com o ortopedista.

•Qual o seu recado para a população?
Eu gostaria de deixar registrado um exemplo comum, que a questão da febre. Muitas vezes a população acaba procurando o pronto atendimento quando a febre começou naquele dia, antes mesmo fazer uma compressa ou até um banho em casa. A gente sabe que a maioria das doenças febris são de origem viral e que muitas vezes precisamos de uns quatro dias para ser curada. A partir de quatro dias, se tratando de algo benigno, essa febre vai estabilizar o paciente terá um quadro de saúde melhor. Mas, se depois desse tempo tiver uma piora aí sim há a necessidade do médico avaliar a febre. Neste caso, a pessoa pode procurar o PSF, que ela será atendida e instruída. A Unidade de Pronto Atendimento deve ser procurada só mesmo em momentos de necessidade para não comprometer o atendimento de quem tem uma urgência ou emergência.

CLIQUE AQUI E VEJA A ENTREVISTA EM VÍDEO

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