fbpx
jc1140x200

Região Centro-Oeste MG vive cenário caótico de luta contra o mosquito Aedes aegypti

Santo Antônio do Monte lidera o ranking de casos, seguido de Arcos, Lagoa da Prata, Moema e Japaraíba.

Municípios da região Centro-Oeste de Minas estão enfrentando uma verdadeira guerra contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya. Quem ainda não enfrentou uma das doenças, certamente conhece alguém que foi acometido.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES_MG), até 15 de fevereiro, Minas Gerais registrou 181.645 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 62.872 casos foram confirmados para a doença. Até o momento, há 18 óbitos confirmados por dengue no estado e 100 estão em investigação.

Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 22.686 casos prováveis da doença, dos quais 15.222 foram confirmados. Até o momento, um óbito foi confirmado por Chikungunya em Minas Gerais e 13 estão em investigação.

Quanto ao vírus Zika, até o momento, foram registrados 22 casos prováveis. Foi confirmado um caso da doença. Não há óbitos confirmados ou em investigação por Zika em Minas Gerais.

Na região, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Santo Antônio do Monte (com 27.295 habitantes) lidera o ranking com 695 casos de dengue e 3 de Chikungunya. Seguido de Arcos (com 41.417 habitantes) e 498 casos de dengue e 1 de Chikungunya. Lagoa da Prata (com 51.412 habitantes) vem ocupando a terceira posição com 364 casos de dengue, 8 casos de Chikungunya e 2 casos de zika. Em seguida, Moema (com 7.548 habitantes) possui 264 casos de dengue e 2 de Chikungunya. Japaraíba (com 4.418 habitantes) tem 148 casos de dengue e 9 de Chikungunya. Confira abaixo:

Cidade

Casos de dengue Óbitos por dengue Casos de Chikungunya Óbitos por Chikungunya Casos de Zika Óbitos por Zika
Santo Antônio do Monte

695

3

Arcos

498

1

Lagoa da Prata

364

8 2

Moema

264

2

Japaraíba 148 9

(Dados de janeiro 2024 até 15 de fevereiro de 2024).

Confira o boletim atualizado aqui

Prefeituras atuam no combate

A Prefeitura de Santo do Monte está realizando a aplicação do fumacê costal, o cronograma completo pode ser acessado nas redes sociais da prefeitura. Em Arcos, a Prefeitura abriu mais 24 leitos no Hospital São José para o enfrentamento da dengue no município, além de mutirões de limpeza. Em Lagoa da Prata, a Prefeitura e o Hospital São Carlos firmaram parceria para abertura de 25 poltronas de hidratação e 5 leitos exclusivos para o tratamento contra a dengue; além da aplicação do fumacê costal, mutirões de limpeza nos bairros da cidade e campanhas de conscientização para que a população se torne parceira no combate.

Em Moema, a Prefeitura realizará a partir desta quarta-feira (21) um mutirão de limpeza pelos bairros da cidade. O cronograma completo pode ser acessado nas redes sociais da prefeitura. Em Japaraíba, a Prefeitura intensificou visitas dos agentes de casa em casa, bloqueios de controle de criadouros do mosquito e em casos suspeitos, vistorias em pontos estratégicos, como lotes e terrenos baldios; além da aplicação do fumacê costal.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?