fbpx
jc1140x200

Professora de Luz cria primeira tabela periódica de Libras do país

Professora foi pioneira na criação de uma tabela que possibilite o aprendizado de surdos na disciplina de química, promovendo uma educação inclusiva na região Centro-Oeste.

Na foto, a professora idealizadora da tabela periódica de Libras. Foto: (Reprodução/Internet)
Karine Pires
@karinepiress

Alda Ernestina dos Santos, natural de Luz, desenvolveu uma tabela periódica na Língua Brasileira de Sinais, a Libras, em formato digital e interativo para os alunos do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) de Bambuí, local em que leciona.

Na foto, a tabela peridica com a linguagem de libras. Foto: (IFMG/Divulgação)

O material é pioneiro no país e será importante não só para auxiliar o aprendizado da disciplina de química dos alunos surdos, como também, para quem deseja aprender a língua. A professora contou à redação do Jornal Cidade como surgiu a ideia de criar o projeto.

Tive a ideia de criar a Tabela Periódica Inclusiva após participar de um curso online de Libras e também contribuir na produção de materiais didáticos para o NAPNEE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), do qual atuo como membro atualmente.

O projeto foi desenvolvido durante o período da pandemia da Covid-19 e contou com a participação  de duas servidoras do IFMG,  Layse Moura e a professora Vássia Soares, que participaram através da revisão dos sinais e do conteúdo técnico.

Alda têm recebido feedbacks positivos de outras instituições, e dos alunos e professores do IFMG.

Desde o dia 27/07 quando divulgamos o material, tenho recebido uma média de 5 a 10 e-mails diariamente.Principalmente de professores e pais de alunos surdos, os quais têm agradecido e parabenizado pelo material.Algumas instituições também têm entrado em contato e estão divulgando do material.Instituições tradicionais de ensino como a UERJ, Unicamp e Colégio Pedro II divulgaram o material em seus sites e redes sociais.

Educação Inclusiva 

A iniciativa marca o progresso da educação inclusiva na região e também auxilia os professores quanto à forma de ensinar aos alunos surdos os conteúdos.

Acredito que o material será de grande valia tanto para professores quanto para os alunos, considerando a escassez de material educativo adaptado para alunos com necessidades educacionais específicas, especialmente no caso de disciplinas exatas como é o caso da Química, Física e Matemática.O conteúdo que por si só já é considerado de difícil entendimento por parte da grande maioria dos alunos. Aponta, Alda.

Na foto, a elemento Hélio da tabela peridica com a linguagem de libras. Foto: (IFMG/Divulgação)

Segundo Alda, o projeto está sendo transformado para aplicativos com o intuito de avaliar a aceitabilidade dos professores à ele.

Estamos transformando a Tabela Periódica Inclusiva num aplicativo para dispositivos móveis e por isso gostaríamos que esse material chegasse às mãos do maior número possível de professores, para assim avaliarmos sua aceitabilidade.

Acesso ao material

A tabela é disponibiliza de forma gratuita e pode ser acessada portal do IFMG para download em formato PDF ou no site tabelaperiodica.org. Ao baixar o arquivo e abrí-lo, basta clicar em um dos 118 elementos químicos no menu principal para ter acesso à representação em Libras e outras informações sobre o elemento desejado.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?