fbpx
jc1140x200

Prefeitura de Japaraíba emite nota sobre ‘coquetel’ de 27 agrotóxicos divulgados em reportagem

De acordo com o estudo, o "coquetel" é composto por 27 tipos de agrotóxicos, que estaria sendo repassado à população através da água, fator que também preocupa especialistas.

Nesta quarta-feira (18), uma reportagem divulgada por um portal de notícias trouxe a informações sobre a qualidade do abastecimento de água nas cidades do Centro-Oeste. Na região, a única cidade que compôs o mapa foi Japaraíba.  As informações são resultados de um cruzamento de dados realizado pela Organização Não Governamental (ONG) Repórter Brasil a partir de dados do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde, com testes feitos em 2022. Junto com Japaraíba estão as cidades de Oliveira e Carmópolis de Minas.

De acordo com o estudo, o “coquetel” é composto por 27 tipos de agrotóxicos, que estaria sendo repassado à população através da água, fator que também preocupa especialistas. Confira aqui a lista das cidades.

A pesquisa identificou uma concentração dentro do limite considerado seguro pelo Ministério da Saúde para cada tipo de substância isoladamente. Ou seja, a simples presença de cada agrotóxico em uma amostra não necessariamente acarreta problemas para a saúde. Porém, a regulação brasileira não leva em conta os riscos da interação entre os diferentes tipos de pesticidas. Segundo ainda o levantamento, as estações de tratamento não conseguem retirar os agrotóxicos da água na concentração encontrada no Brasil.

Diante dos fatos, a Prefeitura de Japaraíba emitiu uma nota sobre o abastecimento de água na cidade e sua qualidade; confira na íntegra:

“NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em uma reportagem feita pelo portal de notícias G1 foi noticiado que a água que abastece vários municípios do Centro-Oeste Mineiro, inclusive Japaraíba, estaria contaminada por agrotóxicos e fora dos parâmetros apropriados ao consumo.

Porém, de acordo com informações que podem ser acessadas através do link https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/seidigi/demas/situacao-de-saude/vigiagua, em nenhuma das amostras coletadas no município foi detectada quantidade de agrotóxico acima do que estabelece a Legislação do País. Toda a água distribuída na cidade é tratada, clorada e fluoretada e atende aos padrões de qualidade bacteriológica e físico-química de potabilidade.

Ressaltamos que o abastecimento de água na cidade tem um rigoroso processo de monitoramento desde a captação até a chegada nos hidrômetros dos imóveis e todos os parâmetros de análise estão de acordo com a Legislação Vigente”.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?