fbpx
jc1140x200

Polícia dá dicas para prevenir o roubo e a perda do seu celular

Ter o celular roubado ou perdê-lo por distração é uma dor de cabeça que foi vivida por muita gente. A Polícia Militar já registrou várias ocorrências desta natureza e orienta os cidadãos sobre procedimentos de segurança que devem ser adotados. De acordo do Sargento Washington Felipe, existe uma maneira para bloquear o celular em caso de perda ou roubo. “Anote o IMEI e guarde o número em local de fácil acesso. Para visualizar o código de identificação (IMEI), ligue *#06# ou veja embaixo da bateria”, afirmou.

Sargento Washington Felipe
Sargento Washington Felipe

O sargento ainda ressalta que o celular só deve ser atendido nas ruas quando realmente houver a necessidade. As pessoas devem evitar lugares sem movimento e não deixar o aparelho em locais visíveis, como nos bolsos traseiros. Outra medida de segurança é fazer o back up semanal das informações armazenadas no aparelho. “Alguns dados podem comprometer a vítima e causar sérios danos. Com números de documentos o bandido consegue fazer muitas coisas. É necessário ficar atento quanto a isso”, destacou.

seguranca_lolla1

APLICATIVOS

Delegado de Polícia Civil, Leonardo Mota.
Delegado de Polícia Civil, Leonardo Mota.

Segundo o delegado de Polícia Civil de Lagoa da Prata, Leonardo Mota, em alguns casos de roubo ou perda do celular é possível encontrar o aparelho através de aplicativos. “Em um roubo de uma joalheria ocorrido  recentemente conseguimos chegar até os suspeitos através do aplicativo de GPS instalado em um dos aparelhos telefônicos roubados de uma vítima. Identificamos a casa em que este telefone estava. Posteriormente, abordamos os proprietários destas residências e chegamos a um dos autores para efetivar a prisão”, afirmou.

Softwares instalados em smartphones e tablets podem ajudar a recuperar os aparelhos em caso de roubo ou de perda. Veja abaixo dicas para cada sistema operacional:

iOS (iPhones, iPads e iPods):O aplicativo Buscar Meu iPhone permite que o usuário localize seu tablet ou smartphone a partir de um computador, por exemplo Para preservar a privacidade, é possível apagar todas as informações do aparelho.Para que a localização seja feita, o aparelho perdido ou roubado precisa estar conectado à internet.

Outro aplicativo, o Find  My Friends pode ser usado para localizar aparelhos. Gratuito, o app foi criado para que usuários consigam obter a localização geográfica exata e em tempo real de amigos. Para consultar a localização, é preciso que esse contato compartilhe o ID Apple por meio do app. Em caso de roubo ou perda, basta pedir ajuda de amigos com acesso a sua localização.

Android: Os smartphones e tablets que rodam Android possuem no sistema uma ferramenta para localizar o aparelho. Além disso, o serviço pode apagar toda a memória, criar remotamente nova senha para destravar a tela inicial e impedir o acesso. Útil em caso de perda ou roubo, o recurso é acessado pelo gerenciador de dispositivos.

Há aplicativos como o SeekDroid, que permite habilitar o GPS do aparelho remotamente para localizá-lo. É possível ver onde o dispositivo está e acionar alarme. O app permite ainda checar, à distância, as ligações e apagar o conteúdo do aparelho.

Outra opção é Android Lost, que não só localiza o aparelho e pode apagar os dados, mas permite ler as mensagens de texto enviadas e recebidas.

Blackberry: Os donos de aparelhos Blackberry têm o Blackberry Protect disponibilizado pela própria fabricante. Com o programa, gratuito, é possível bloquear o celular remotamente e mandar uma mensagem para quem encontrá-lo. Também dá para localizar o aparelho e apagar as informações que ele está armazenando de maneira remota. O Protect faz backup das informações.

Windows Phone: Pelo site windows phone.com é possível descobrir a localização de um aparelho que foi furtado ou perdido. O usuário também pode emitir um alerta sonoro no telefone, bloqueá-lo ou apagar totalmente os dados, deixando dispositivo inutilizado.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?