fbpx
jc1140x200

Pagamentos do PIS/Pasep começam nesta terça (8); confira o calendário

Abono salarial é destinado aos trabalhadores formais que receberam até dois salários mínimos no ano base de 2020.

Teve início nesta terça-feira (8) o pagamento do abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base de 2020. Os recursos, inicialmente, serão liberados aos trabalhadores do setor privado nascidos em janeiro e seguem o mês de nascimento conforme calendário abaixo. Para os servidores públicos, que recebem o Pasep, os pagamentos terão início em 15 de fevereiro.


Qual a diferença entre PIS e Pasep?

Embora ambos os benefícios se tratem de um abono salarial para quem ganha até um valor específico, eles são diferentes. Enquanto o PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é pago na Caixa Econômica Federal, o Pasep é pago para servidores públicos através do Banco do Brasil.


Quem tem direito?

Para ter acesso ao abono é necessário ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais, em um trabalho formalizado, e exercido atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias no ano-base de pagamento. 

Além disso, é necessário estar inscrito no PIS-Pasep há, no mínimo, cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). 

Qual é o valor?

O valor do benefício varia de acordo com os meses trabalhados no ano-base e vai de R$ 101 até um salário mínimo. Assim, por exemplo, só quem trabalhou durante todo o ano tem direito a receber a quantia máxima referente a R$ 1.212.


Como consultar o benefício?

Para saber se tem direito e quando receber o PIS-Pasep, é possível obter essas informações através do telefone 158 ou consultando a Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e IOS. Trabalhadores vinculados ao Pasep também podem fazer a consulta através deste link do Banco do Brasil. 

Calendário

Confira o calendário de pagamento do PIS: 

Calendário PIS (Fonte: Jornal Cidade)

 

Confira o calendário de pagamento do Pasep: 

Calendário Pasep (Fonte: Jornal Cidade)
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?