fbpx
jc1140x200

Moemense e cientista, Ivair Gontijo lança livro sobre sua trajetória até a Nasa

Foto: Estadão / Divulgação

O moemense e cientista Ivair Gontijo acaba de lançar o livro “A caminho de Marte – a incrível jornada de um cientista brasileiro a Nasa”. Na obra, ele relata sua trajetória desde quando saiu do interior do Brasil até chegar ao centro das atividades espaciais da Nasa, na Califórnia, Estados Unidos, com um panorama das grandes viagens espaciais feitas até hoje.

De acordo com Ivair, o livro tem como objetivo incentivar os leitores a nunca desistirem de seus sonhos. “Espero que esta leitura inspire as pessoas a sempre darem o melhor em tudo o que fazem. Nosso tempo produtivo é muito curto para fazermos as coisas malfeitas e vivermos uma vida mal vivida. Além disso, espero provocar algumas risadas e, quem sabe, convencer que ciência e tecnologia podem ser tão emocionantes quanto gol em final de Copa do Mundo”, sugere.

Filho de uma família numerosa e simples, viu uma televisão pela primeira vez em 1969, ainda criança, durante a transmissão da chegada do homem à Lua – fato que, mal sabia ele, marcaria a sua vida e seria sua grande inspiração. Estudante de escola pública até a 8ª série morou em Moema, mudou-se com a família para Divinópolis, formou num colégio agrícola em Bambuí, e exerceu a função em uma fazenda por três anos. Decidiu que estudaria física na Universidade Federal de Minas Gerais. Terminado o curso, emendou um mestrado na mesma instituição. A partir daí, construiu uma promissora carreira acadêmica: fez doutorado na Escócia e dois pós-docs: um na Universidade Heriot-Watt, em Edimburgo, e outro na UCLA, a Universidade da Califórnia em Los Angeles.

Hoje, na Nasa, trabalha com Engenharia de Sistemas. Desde 2006, vem desenvolvendo projetos, e um deles é o radar do Jipe Robô “Curiosity”, enviado a Marte. A Nasa sempre foi uma de suas maiores ambições profissionais. Bateu várias vezes à porta da agência até, finalmente conseguir uma vaga no Jet Propulsion Laboratory para trabalhar na construção do veículo destinado a explorar a superfície do Planeta Vermelho.

Apesar de contar um pouco da história do moemense, o livro não é uma autobiografia. “É antes um passeio por 25 séculos de estudos do céu – do planeta Marte em particular –, com o intuito de transmitir o prazer, o entusiasmo e o privilégio que sinto por ter seguido esta carreira”, conta o autor.

ONDE COMPRAR

O livro pode ser encontrado nos principais sites de vendas por R$39,90 ou R$ 24,99 (e-book), com 288 páginas.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?