fbpx
jc1140x200

Lagoa mais limpa: Prefeitura de Lagoa da Prata esclarece dúvidas sobre mudanças na coleta de lixo

Em entrevista ao Jornal Cidade, o secretário de Transporte e Limpeza Urbana de Lagoa da Prata, Thiago Souto, comentou os fatores motivadores do novo esquema de coleta e o valor gasto com a ampliação do serviço.

Desde o dia 11 de outubro, a coleta de lixo no município de Lagoa da Prata passou por uma reformulação e ampliação: o número de dias do serviço aumentou em todos os bairros e, agora, o caminhão passa de casa em casa. 

A mudança foi amplamente divulgada nas redes sociais da Prefeitura, em um esforço para conscientizar a população a adotar novos hábitos que se enquadrem no modelo de cidade limpa que a administração deseja e que seja sinônimo de qualidade de vida. 

Estima-se que, com a mudança, a Prefeitura Municipal investiu R$1,8 milhões na aquisição de novos caminhões e na reestruturação da frota já existente.

Neste sentido, o Jornal Cidade conversou com Thiago Souto, secretário de Transporte e Limpeza Urbana de Lagoa da Prata, sobre o que motivou esta mudança. 

“Após assumir a Secretaria Municipal de Transportes e Limpeza Urbana, foi solicitado pelo Prefeito um panorama geral da situação da coleta de lixo na cidade, além da montagem de um plano para mudar a situação com os recursos de momento, contemplando a chegada de 3 novos caminhões anteriormente adquiridos”, comentou. 

Ele também fez ressalvas sobre um hábito antigo dos moradores de retirar o lixo das portas da casa, colocando-o em algum ponto estratégico da rua para que o caminhão pudesse pegá-lo. 

“Se criou em Lagoa da Prata em tempos passados a estratégia pela de retirar o lixo da porta das casas antes da passagem do caminhão, depositando os mesmos em um determinado ponto da rua para o recolhimento pelo caminhão. Essa atitude institucionalizou pequenos bota-foras em casa esquina, pois os cidadãos foram deixando de colocar o lixo na porta da sua casa para depositar naqueles pontos de esquina. A estratégia se mostrou ineficaz, pois o recolhedor passava muito cedo na porta das casas e, com a demora do caminhão, esse lixo ia se espalhando e as sacolas sendo rasgadas pelos cães”, alertou Thiago. 

A respeito de reclamações de moradores sobre ruas e lotes com lixo, Thiago responde que a Prefeitura tem sim a obrigação de zelar por uma cidade limpa, mas que o cidadão também precisa fazer a sua parte: “A Prefeitura tem a obrigação de fazer o recolhimento dos lixos domésticos nos volumes descritos acima, nos dias determinados, zelando pela limpeza de nossa cidade. Mas a parte da prefeitura fica extremamente prejudicada se o cidadão que é o elo mais forte dessa corrente não fazer sua parte”.

Perguntado pelo Jornal Cidade sobre a existência de um programa de coleta seletiva, o secretário citou uma iniciativa da Ascalp em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente. 

“Existe um programa de coleta seletiva gerenciado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a ASCALP, atendendo os bairros da cidade em dias pré determinados. Sobre materiais cortantes, os mesmos devem ser acondicionados de maneira a se manter a segurança de todos que possam a vir manipular esses residuos”, disse Souto. 

No final da entrevista, o responsável pela pasta deixou os canais de comunicação da Prefeitura e da Secretaria para que os lagopratenses possam sanar eventuais dúvidas sobre o novo esquema de coleta. 

Nas redes sociais, site oficial da Prefeitura, no telefone da Secretaria, que é o 37 99136-0346 (whatsapp) e o 3261 8993 (fixo) e também via email: [email protected] “, finalizou. 

Confira o cronograma: 

  • De segunda a sexta, a partir das 7h,  será realizada a coleta nos bairros Américo Silva, Marília, Sol Nascente, Chico Miranda e Santa Eugênia.
  • Às segundas, quartas e sextas-feiras, haverá coleta nos bairros Gomes, Residencial Sion, Residencial São Carlos, Residencial Primavera, Etelvina Miranda, Nossa Senhora das Graças, Santa Eugênia II, Buritis, Conjunto Habitacional Ângela Teodoro, Residencial Lagoa Verde, Conjunto Habitacional José Geraldo da Silva,  Residencial Santa Cruz, Conjunto Habitacional Clara Luciano, São Francisco, Paradiso, Maria Fernanda.
  • Às terças, quintas e sábados, o serviço acontece nos distritos de Martins Guimarães e Distrito Industrial, e nos bairros Coronel Luciano, Cidade Jardim, São José, Residencial Palmeiras, Conjunto Habitacional Chico Rezende, Maria Fernanda I, Santa Helena, Santa Alexandrina, Guadalupe, Ernestina Bernardes, Mangabeiras, Residencial Cidade Nova, Residencial Querência, Residencial Juca Davi e Residencial Rodolfo Pio.
  • De segunda a sábado, a partir das 16h, o lixo será recolhido no centro da cidade.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?