fbpx
jc1140x200

Formiga – Cemig promove eficiência energética na Santa Casa

Será organizada uma carreata, junto ao caminhão com o equipamento da Cemig, que sairá às 15h30, da sede da empresa, em direção ao Hospital

 

O Programa Energia Inteligente, por meio do Projeto Solar Hospital e Entidade, realiza, na próxima terça-feira, 27 de maio, uma ação de eficiência energética na Santa Casa de Formiga. Será organizada uma carreata, junto ao caminhão com o equipamento da Cemig, que sairá às 15h30, da sede da empresa, em direção ao Hospital. Após a carreata, haverá uma solenidade de entrega simbólica do projeto à Santa Casa, no espaço anexo à UTI Neonatal.

 

O Projeto Solar Hospital e Entidade irá beneficiar centenas de pessoas atendidas pela Instituição de Saúde, com a substituição dos chuveiros elétricos por sistemas de aquecimento solar de água. O investimento total da Cemig será de 347 mil reais.

 

Além do deslocamento da demanda para fora do horário de ponta, contribuindo com o sistema elétrico do país, a Instituição terá uma redução significativa em sua conta de energia elétrica. A economia gerada por meio da utilização do sistema de aquecimento solar proporcionará investimentos em infraestrutura, alimentação e outras atividades que melhorem a qualidade de vida dos pacientes. Além disso, a instalação dos novos equipamentos consolida a posição de liderança da Cemig no cenário nacional, quanto à utilização da energia solar para aquecimento de água.

O sistema de aquecimento solar da Santa Casa possui 248 m² de placas coletoras e reservatórios com capacidade para armazenar 20.000 mil litros de água quente.

Segundo a Cemig, todo o município sairá ganhando, pois, com a instalação, o Hospital irá racionalizar o consumo de energia elétrica para aquecer a água nos banhos e demais atividades diárias, deslocando a demanda para fora do horário de ponta. O novo sistema de aquecimento solar irá trazer 70% de economia na energia usada para aquecer água, além de proporcionar maior conforto nos banhos. Além do mais, com essa economia, a Santa Casa de Caridade vai reduzir o valor de sua conta de energia e, com isso, será possível liberar recursos para outros investimentos.

 

Solar Hospital e Entidade

 

O Projeto Solar Hospital e Entidade visa à substituição de chuveiros elétricos por sistemas de aquecimento solar de água, em hospitais públicos do estado e nas entidades filantrópicas, retirando o consumo de energia elétrica do horário de ponta (17 às 22 horas). A instalação dos aquecedores solares será realizada em 70 hospitais e entidades. O valor total investido pelo projeto será de 20 milhões de reais.

 

Aneel

Conforme legislação vigente, as concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica estão obrigadas a aplicar, anualmente, o montante de, no mínimo, 0,5% de sua receita operacional líquida em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica, o que consiste no Programa de Eficiência Energética das Empresas de Distribuição – PEE, que, na Cemig, chama-se Programa Energia Inteligente. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é responsável por regulamentar a aplicação desses recursos.

 

Convite

 

Convite - Formiga

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Formiga.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?