fbpx
jc1140x200

Lagoa da Prata – atleta bate recorde e garante vaga em Jogos de Verão

Alexandra Maria, de Lagoa da Prata, participa dos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude em Nanjing. Ela estabeleceu recorde brasileiro no lançamento de dardo

 

 

Os Jogos Olímpicos de Verão da Juventude de 2014, que acontecem entre os dias 16 e 28 de agosto em Nanjing, na China, tem presença confirmada de uma atleta de Minas Gerais. Alexandra Maria Pimenta, de 16 anos, é de Lagoa da Prata e foi classificada para a competição internacional após conquistar medalha de ouro no lançamento de dardo na Seletiva Sul Americana, realizada em Cali, na Colômbia.

[pull_quote_right]Para ser classificada não bastava apenas a medalha de ouro, eu precisava bater a marca das vencedoras das etapas na América do Norte e América Central. São seis lançamentos e eu queimei os primeiros cinco, só no último lançamento eu consegui atingir a marca de 51,48 metros. Na hora todos que estavam lá vibraram comigo. Foi uma emoção muito grande[/pull_quote_right]

Com a vitória, a adolescente também garantiu vaga na seleção brasileira de atletismo durante os Jogos Olímpicos da Juventude. Na competição, Alexandra ainda estabeleceu um novo recorde brasileiro na modalidade, após alcançar a marca de 51,48 metros.

“Para ser classificada não bastava apenas a medalha de ouro, eu precisava bater a marca dasvencedoras das etapas na América do Norte e América Central. São seis lançamentos e eu queimei os primeiros cinco, só no último lançamento eu consegui atingir a marca de 51,48 metros. Na hora todos que estavam lá vibraram comigo. Foi uma emoção muito grande”, recordou Alexandra.

Para não sentir tanto o impacto de viajar para o outro lado do mundo, a garota viaja antes para a China, onde ficará por um mês.

[pull_quote_left]Será necessário para me acostumar com a temperatura de lá, pois vou sair do inverno no Brasil e pegar o verão na China, vou ficar alguns dias em adaptação. Também tem a questão do fuso horário que é bem diferente do nosso. Mas estou preocupada mesmo é com a comida deles. Ouvi falar que comem grilos, gafanhotos e até carne de cachorro. Não sei como vai ficar a minha alimentação por lá[/pull_quote_left]

“Será necessário para me acostumar com a temperatura de lá, pois vou sair do inverno no Brasil e pegar o verão na China, vou ficar alguns dias em adaptação. Também tem a questão do fuso horário que é bem diferente do nosso. Mas estou preocupada mesmo é com a comida deles. Ouvi falar que comem grilos, gafanhotos e até carne de cachorro. Não sei como vai ficar a minha alimentação por lá”, brincou.

HISTÓRICO DE VITÓRIAS

A história da adolescente que mostra talento no atletismo foi destaque no Globo Esporte. Em 2011 e 2012 ela venceu o Campeonato Brasileiro Mirim organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) na categoria até 15 anos. Em 2012 ela foi campeã nos Jogos Escolares da Juventude em Fortaleza categoria até 15 anos, vice-campeã nos Jogos Sul-Americanos Escolares em Bogotá na Colômbia categoria 15 a 17 anos.

No ano passado Alexandra venceu o Campeonato Brasileiro Interclubes de Menores em Maringá, quando bateu o até então recorde brasileiro com 50 metros, foi vice-campeã no Mundial Escolar de Atletismo na República Tcheca e vice-campeã no Gymnasiade em Brasília. Este ano, além da vitória na Seletiva Sul Americana, ela foi vice-campeã do Campeonato Brasileiro Interclubes de Menores no último fim de semana, realizado em São Paulo.

O técnico Abel Mendes dos Santos acompanha o desenvolvimento da adolescente desde que ela tinha 10 anos. Para ele, ver o sucesso da garota no esporte é motivo de muito orgulho.

“É uma alegria imensa saber que mesmo morando no interior de Minas, com pouca estrutura, ela tem se destacado muito mais que outras atletas que estão em cidades maiores. Mesmo com toda a nossa simplicidade, ela tem feito o nome dela no lançamento de dardo. O esporte é capaz de mudar a realidade de muitas pessoas e é uma satisfação muito grande fazer parte dessa história dela de tantas vitórias”,comemorou Abel.

Segundo Alexandra, cada vitória conquistada ela divide com o treinador e com a família.

“O esporte mudou completamente a minha vida, não apenas fisicamente, mas mentalmente também. Passei a enxergar a vida de outra forma, aprendi que mesmo com tantas dificuldades, temos que ser firmes para superar as barreiras. Cada vitória minha é também do meu treinador e da minha família. Sem eles não conseguiria chegar onde cheguei “,agradeceu.

Fonte: Globo Esporte

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?