fbpx
jc1140x200

Lagoa da Prata – Apac pode ter parceria com Correios

Direitos Humanos visita sistema alternativo prisional da região, que conta com 116 recuperandos.

 

 

Os Correios podem viabilizar uma parceria com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Lagoa da Prata (Centro-Oeste de Minas). O anúncio foi feito em visita da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na tarde desta terça-feira (9/9/14), pelo presidente da comissão, o deputado Durval Ângelo (PT), acompanhado do gerente regional e do inspetor regional dos Correios, respectivamente Júlio César Magalhães e Anderson Silva César. Na parceria, a empresa doaria bicicletas e outros produtos, que seriam úteis para o trabalho dos recuperandos nas oficinas.

À visita seguiu-se audiência pública com o objetivo de conhecer os trabalhos da entidade, que atua na ressocialização de condenados, e conhecer as demandas do sistema prisional da região. De acordo com o presidente da Apac, Francisco José de Miranda, a entidade começou a funcionar em 2008, e conta hoje com 22 recuperandos em regime aberto, 26 em semiaberto e 68 em regime fechado, totalizando 116 recuperandos.

[pull_quote_left]De nossos recuperandos, 15 já foram absorvidos pelo comércio de Lagoa da Prata[/pull_quote_left]

Eles trabalham em oficinas de montagem de rodas de bicicleta, de reforma de um tipo de madeira e em uma padaria, na qual produzem 85 mil pães por mês, que são vendidos para as escolas públicas do município. “De nossos recuperandos, 15 já foram absorvidos pelo comércio de Lagoa da Prata”, orgulha-se o diretor da entidade.
O deputado federal Nilmário Miranda (PT), que esteve na Apac de Lagoa da Prata há quatro anos, afirmou que a entidade está cumprindo seu objetivo e está consolidada. O parlamentar acrescentou que irá trabalhar para incluir no Orçamento da União recursos para a Apac.

Para o presidente da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (Fbac), Valdeci Antônio Ferreira, nas Apacs não há registro de morte, suicídio, violência ou rebeliões nas unidades da Apac em Minas. Ele elogiou a Apac de Lagoa da Prata pelo trabalho realizado pelos recuperandos. Um deles, Francisco José de Lima, deu um depoimento em que destacou a maneira como foi bem recebido na Apac.

Autor do requerimento para a reunião, Durval Ângelo enfatizou o que tem dito nas audiências em Apacs do Estado. “Temos hoje 36 Apacs que funcionam sem polícia em Minas Gerais”. Ele acrescentou que a Apac tem índices de recuperação dos recuperandos de 90%, enquanto que no sistema prisional tradicional esse índice não chega a 20%.

A comissão já visitou outras unidades da Apac, como as localizadas nos municípios de Itabirito e São João del-Rei, ambos na Região Central do Estado, e a de Alfenas, no Sul de Minas. A próxima Apac a ser visitada é a de Sete Lagoas, no início da próxima semana.

 

Fonte: Assembleia de Minas

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?