fbpx
jc1140x200

Inatividade física será causa de diversas doenças nos próximos anos; especialista explica como sair dessa zona de risco

Sabrina Mendes é professora de Educação Física na cidade de Moema, onde há anos é orientadora social do projeto "Doce Vida", que atende dezenas de pessoas e oferece mais qualidade de vida aos moemenses.

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta de que quase 500 milhões de pessoas vão desenvolver doenças cardíacas, obesidade e outras doenças atribuídas à inatividade física de 2020 a 2030. Para entender melhor sobre o assunto e como podemos melhorar nossa rotina, a reportagem conversou com a professora de Educação Física, Sabrina Mendes, da cidade de Moema, onde há anos é orientadora social do projeto “Doce Vida”, que atende dezenas de pessoas e oferece mais qualidade de vida aos moemenses.

Sabrina Mendes, professora de educação física e orientadora social do projeto ‘Doce Vida’, em Moema. (Foto:Arquivo Pessoal / divulgação).

JC: Qual a importância dos exercícios físicos para a saúde?

Sabrina Mendes: Hoje em dia, o sedentarismo vem sendo responsável por inúmeros casos de mortes e problemas relacionados à saúde. Portanto, a prática regular de exercícios físicos junto à alimentação saudável, são grandes aliados para uma vida mais saudável e com mais qualidade. Eles trazem inúmeros benefícios na prevenção de doenças, tais como: cardiovasculares, prevenção do AVC, controle do peso e também pressão arterial, melhora da diabetes, melhora a respiração, menos risco de desenvolver depressão, controle da ansiedade, melhora do sono, fortalecimento muscular, diminuição dos riscos de lesões, estresse, traz a sensação de felicidade, e até redução dos riscos de algumas doenças, como por exemplo, o câncer, entre outros. Enfim, são inúmeros os benefícios e as opções diversas, podendo começar com uma simples caminhada e até mais intensos, sendo auxiliado por um profissional.

JC: A partir de qual idade exercícios físicos são recomendados?

Sabrina Mendes: Crianças a partir de 6 anos podem frequentar uma academia, mas as atividades devem ser adequadas para cada faixa etária e sempre acompanhadas por um profissional. Vale ressaltar a importância de inserir atividades para que as mesmas saiam um pouco das telas e comecem a praticar atividade física de forma saudável, sejam elas por meio de atividades lúdicas, recreativas entre outras.

JC: O que pode ser feito para sair do sedentarismo? Às vezes atividades mínimas que podem ser incluídas para quem não tem tempo.

Sabrina Mendes: Estabelecendo metas, dividindo o tempo, faça algo que goste, o mais importante é começar e sair da zona de conforto .

JC: Você acha que a pandemia intensificou o aumento do sedentarismo?

Sabrina Mendes: Sim, a pandemia além de afetar a qualidade de vida, elevou o sedentarismo da população. Os índices do mesmo ficaram piores devido à mudança do estilo de vida, contudo, as pessoas começaram a ficar mais ansiosas e também aumentou o número de casos de depressão, como consequência, tivemos um número bem maior e expressivo da ingestão de bebidas alcoólicas e má alimentação. As pessoas ficaram desmotivadas sobre a prática de exercícios, o que afetou em muito a qualidade de vida e a saúde em geral.

JC: Qual frequência de exercícios que a pessoa deve ter para combater o sedentarismo?

Sabrina Mendes: O ideal seria pelo menos 3 vezes por semana.

JC:  E em casa, em termos de alimentação, o que pode ser feito; hábitos simples mesmo.

Sabrina Mendes: Uma boa e saudável alimentação, associada à atividade física, são promissoras para uma vida com mais saúde. Muita gente se preocupa com a questão de valores, porém comer bem não custa caro, devemos evitar industrializados e para maiores informações, o ideal é procurar uma profissional da área da nutrição. Em muitos postos de saúde já temos nutricionista atendendo de graça, o que ajuda e muito.

JC: E quando a pessoa não consegue sozinha, quais profissionais deve procurar?

Sabrina Mendes: A prática de exercícios deve ser orientada por um profissional de educação física.

JC: Qual a importância da atividade física em cada etapa da vida (criança, adolescente, adulto e idosos)?

Sabrina Mendes: A atividade física é uma forte aliada na prevenção de doenças e promoção da saúde, desde a infância até a terceira idade, em busca de mais qualidade de vida e longevidade. São inúmeros os benefícios para o corpo e a mente, e a prática da mesma deve ser incentivada em todas as fases da vida. Estabelecendo assim, uma base sólida para a redução do sedentarismo. A criação de hábitos de vida saudável na infância diminui o risco da obesidade, doenças cardiovasculares, entre outras, proporcionando uma infância e, futuramente uma vida adulta mais ativa e saudável, com qualidade no decorrer dos anos. Com a chegada do envelhecimento, nosso corpo perde força e sofre diversas mudanças e também alterações no humor, a prática de exercícios físicos nessa fase da vida proporciona aos mesmos envelhecer de forma saudável e feliz, diminuindo os impactos causados, além de ajudar na melhora física e mental. Por fim, praticar exercícios é uma forma de se cuidar e se amar!

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?