fbpx
jc1140x200

Homem é preso após colocar fogo em área de vegetação nativa em Formiga

A Polícia Militar informou que o incêndio atingiu uma extensão total aproximada de 7 mil metros quadrados, em área mista de pastagem e presença de árvores nativas.

Durante patrulhamento de uma equipe da Polícia Militar (PM) na tarde desta terça-feira (18), militares depararam com um homem, de 31 anos, ateando fogo em uma área de pastagem com vegetação nativa próxima ao bairro Jardim Florença, em Formiga.

Foi acionada uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar que executou o combate às chamas, nas proximidades de um imóvel urbano e nos lotes próximos, e a Polícia Ambiental, que fez a condução do autor até a delegacia de Polícia Civil e sendo lavrado o Auto de Infração referente ao crime ambiental.

Segundo a PM, o incêndio atingiu uma extensão total aproximada de 7 mil metros quadrados, em área mista de pastagem e presença de árvores nativas, causando danos a vegetação e cerca de delimitação do imóvel de propriedade particular.

A PM informou que, se acordo com a infraestrutura de dados espaciais do sistema estadual de meio ambiente e recursos hídricos (Ide-Sisema), instituída pela resolução conjunta Semad/Feam/IEF/Igam nº 2.466/2017, o limite de biomas-mapa IBGE 2019 e limite do bioma mata atlântica-lei n° 11.428/2006, o local em questão está caracterizado como mata atlântica.

O autor infringiu a legislação ambiental vigente, sendo lavrada a infração administrativa em conformidade ao Decreto Estadual 47.383/2018, a luz do artigo 112, anexo III, código 314, ficando a atividade de uso de fogo suspensa.

O autor foi preso em flagrante, pela prática do crime de provocar incêndio em mata ou vegetação.

A Polícia Militar ressalta que é crime colocar fogo em lotes, pastagens, matas e florestas. Tal conduta é passiva de multa e de pena de prisão. E pede consciência por parte da população pois os dados podem ser catastróficos para o meio ambiente, animais e propriedades próximas aos locais atingidos.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?