fbpx
jc1140x200

Fogo em fiação alerta para quantidade de fios em postes

A reportagem conversou com o engenheiro eletricista Fernando Castilho, que explicou o que pode ter ocorrido no local.

Rhaiane Carvalho


Na manhã do dia 26 de maio a fiação de uma rede de telecomunicações de um poste localizado entre as ruas Pernambuco e Mato Grosso, no centro de Lagoa da Prata, acendeu um alerta de moradores locais que afirmaram que esta não foi a primeira vez que isso aconteceu. O fogo, de acordo com os moradores, teve início nos cabos de internet e telefonia. Na foto é possível ver o emaranhado de fios, mas o que chama a atenção é que não é só neste poste, mas em boa parte da cidade se vê fios embolados.

Imagem extraída de vídeo. ( Pierry Modesto / Arquivo Pessoal).

Para entender melhor sobre o que pode ter ocorrido, a reportagem conversou com o engenheiro eletricista Fernando Castilho. Segundo ele, os fios em questão se trata de fibra ótica e telefone.

“Não é normal pegar fogo, não, até porque ali não tem nem faiscamento. Só que ao lado, na caixinha vermelha (reator) é um dispositivo que é usado na iluminação pública, e pode ser que ele tenha centelhado ou que algum cabo ali perto tenha dado alguma fuga que tenha ocasionado o fogo nos cabos, porém, só estando no local para saber”.

O engenheiro eletricista ainda explicou sobre o emaranhado de fios e se isso é correto.

“A forma que está aí não é correta, mas se tornou comum, pois quando uma operadora vai passar cabo de telefone ou fibra ótica é necessário entrar com um projeto na concessionária e ela, inclusive, paga aluguel por poste em que coloca a fibra dela. Porém, muitas empresas passam de forma clandestina, o que não posso afirmar se é esse o caso da imagem, mas vai tornando uma bagunça. Como tudo é parecido, não é possível diferenciar de qual operadora é”.

Fernando Castilho, engenheiro eletricista. (Foto: Fernando Castilho/ Arquivo Pessoal).

Ele ainda informou que os fios de internet e telefonia não atrapalham na questão da iluminação pública ou até mesmo o fornecimento de energia elétrica aos clientes.

“Em termos de iluminação, tanto pública quanto residenciais em nada atrapalha. O que pode acontecer é que uma empresa pode, na hora de instalar a sua, acabar rompendo a de outra e só se descobre se alguém ficar sem sinal e reclamar para a operadora”.

Execução e segurança

Fernando também falou sobre a importância da segurança na hora de executar o serviço de instalação de internet e telefonia.

Na tarde desta segunda-feira (30), empresa responsável estava fazendo a manutenção no local. (Foto: Bárbara Félix / divulgação).

“O maior cuidado que é necessário se ter é sempre estar atento à rede de baixa tensão, principalmente nesse local que é uma rede de fiação nua, o instalador de fibra está bem próximo da rede energizada, então é necessário muito cuidado na hora de fazer o serviço, o guardião da vida que estiver com ele na escada tem que estar sempre atento aos movimentos que ele está fazendo e do equipamento que ele está manejando para não tocar a rede não sofrer nenhum acidente”.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?