fbpx
jc1140x200

Fernando Lopes é o vencedor do concurso de fotografia de Japaraíba

Fernando José Lopes venceu o Concurso Fotográfico “Um olhar sobre Japaraíba”. A foto escolhida pelo estudante de História foi a de uma fazenda, localizada no município. Filho de Geraldo José Lopes e Conceição Rosa Lopes, Fernando nasceu e viveu em Japaraíba até os 21 anos de idade. “Hoje estudo na Universidade Federal de São João Del Rey, mas morei muito tempo em Japaraíba, terra tranquila, religiosa, das roças, estradas, sucupiras, pássaros, de gente humilde, trabalhadora e sempre acolhedora. Procuro registrar tudo isso e todo amor que tenho por minha terra através de fotografias. Não sou fotógrafo profissional, ainda, pois penso em me dedicar e estudar mais sobre fotografia.

(…)terra tranquila, religiosa, das roças, estradas, sucupiras, pássaros, de gente humilde, trabalhadora e sempre acolhedora. Procuro registrar tudo isso e todo amor que tenho por minha terra através de fotografias.

Como surgiu a sua paixão por fotografia?

A minha paixão por fotografia surgiu desde muito cedo, ainda na adolescência. Sempre achei importante registrar os momentos de alegria com os amigos. Aos poucos fui mudando a forma de enxergar as coisas, o mundo, transferindo meu olhar. Devo isso a muitos amigos que, assim como eu, são apaixonados pela fotografia, em especial meu grande amigo Zé Veloso Jr, grande fonte de inspiração. Acredito que a arte de fotografar é uma forma de compartilhar com outras pessoas um momento, uma imagem especial que se eterniza. Uma fotografia sempre diz muito e é passível de muitas interpretações.

15171013_1145917555463810_6854825401285660144_n
Foto vencedora do concurso “Um olhar sobre Japaraíba”

Como surgiu a ideia de fazer a fotografia que foi vencedora do concurso?

Sempre ando com alguns amigos fotografando nossa região, principalmente nas roças, nas áreas rurais. Num desses passeios avistei aquela casa e, imediatamente, fui fotografá-la, registrando aquela imagem que meus olhos acharam linda. A iluminação não estava muito boa, mas aquela paisagem e tudo nela transmitia uma energia de sossego, tranquilidade, uma paisagem bem bucólica. Tempos depois voltei lá para fotografar com mais calma, com outra iluminação, e, a casa parecia não ter mais moradores, apenas algumas vaquinhas pelo mato afora.

Acredito ser muito importante registrar não só as paisagens naturais como também a arquitetura das casas rurais mais antigas, pois na nossa cidade não existe uma mentalidade de preservação, de patrimônio histórico entre os moradores. Por isso, e talvez por falta de apoio e incentivo do governo municipal, diversas casas antigas já foram demolidas por seus proprietários, o que é uma perda lastimável para nossa história.

Essa é a primeira vez que você participa de um concurso de fotografia?

Não é a primeira vez que participo de um concurso fotográfico. Já participei, em 2011, do concurso “Paisagens Mineiras”, realizado pelo Jornal o Estado de Minas Gerais e Diários dos associados. Minha foto foi selecionada por uma equipe de especialistas, chegando a semifinal. Esta etapa era decidida pelo voto popular, na internet. Porém sem o número de votos suficientes a foto não foi selecionada para a etapa final do concurso.

Qual a sensação de ter vencido o concurso “Um olhar sobre Japaraíba”?

Fiquei muito feliz por ter vencido o concurso. Devo agradecer a todos que votaram na foto, através da rede social facebook. Devo agradecer também ao prefeito Roberto Emílio pela iniciativa de criar o primeiro concurso fotográfico da cidade, estimulando a arte da fotografia entre jovens, adultos e crianças. Que seja o primeiro entre muitas outras atividades culturais para a nossa querida cidade.

Vimos ao longo desse ano um governo que não respeita e não valoriza a cultura brasileira, o que ficou bem claro quando o governo do nosso Excelentíssimo Senhor Presidente Michel Temer tentou extinguir o Ministério da Cultura (MinC). Porém, o governo de Japaraíba vem mostrando a importância que dá a arte e cultura de seu povo, um exemplo para outros governos. Por isso, novamente, parabenizo e agradeço o prefeito Roberto Emílio.

Recebi a notícia através das redes sociais, com um post da página da prefeitura e do prefeito da cidade e fiquei muito feliz.

O concurso

15036284_1134940306561535_6963810710140909847_n

A foto “A Fazenda” recebeu 30% dos votos. O concurso teve como principal objetivo prestigiar nossos fotógrafos e profissionais do município, e ao mesmo tempo registrar situações, espaços, pessoas e eventos cujas imagens retratassem as belezas do nosso município.

A premiação será realizada no dia 07 de dezembro, na Praça da Matriz, onde na oportunidade a Prefeitura de Japaraíba realizará o 2º Festival de Natal, com o acendimento das luzes.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?