fbpx
jc1140x200

‘Homem-Banda’ de MG abre instituto para tratar autistas por meio da música, em Arcos

Welder Miranda, famoso por número 'One Man Band', em uma das salas de seu Instituto Semearte em Arcos: local recebe crianças autistas para tratamento com terapia musical (Foto: Bárbara Machado/Divulgação)
Idealizador Welder Miranda toca vários instrumentos ao mesmo tempo.  Projeto em Arcos busca socialização por meio de estímulos de sentidos.

O músico Welder Miranda, famoso pelo número musical no qual toca vários instrumentos ao mesmo tempo (e que já se apresentou no “Domingão do Faustão e no “Mais Você”) tem usado o talento para ajudar no tratamento de crianças com autismo, em Arcos. Há três meses, ele fundou na cidade natal o Instituto Semearte, escola de musicoterapia e musicalização infantil, que já tem 25 crianças matriculadas.

De acordo com Welder, que desenvolveu e construiu a escola, o Semearte tem a proposta de melhorar o mundo dos pacientes. O primeiro passo para isso, segundo o idealizador, foi criar um ambiente que permita a socialização dos autistas, ao mesmo tempo em que oferece conscientização e preservação do meio ambiente.

Toda a estrutura interna é feita de madeira. Os bancos são fabricados com pallets e plantas fazem parte da decoração.

O autismo ainda é uma síndrome pouco conhecida. Sabendo disso, decidi estudar musicoterapia e desenvolver métodos a partir de estudos e práticas aprofundadas

“O autismo ainda é uma síndrome pouco conhecida. Sabendo disso, decidi estudar musicoterapia e desenvolver métodos a partir de estudos e práticas aprofundadas. As crianças portadoras dessa síndrome precisam de exemplos de consciência ambiental. Ao aprenderem a reciclar, criar instrumentos e desenvolver habilidades musicais, elas aprendem a conviver melhor com os coleguinhas”, disse Welder.

Ambiente interno no Instituto Semearte usa madeira, pallets, plantas e decoração com temática musical para estimular sentidos de crianças com autismo (Foto: Bárbara Machado/Divulgação)
Ambiente interno no Instituto Semearte usa madeira, pallets, plantas e decoração com temática musical para estimular sentidos de crianças com autismo (Foto: Bárbara Machado/Divulgação)

Música com terapia

Ainda segundo o especialista em musicoterapia, as notas musicais têm forte efeito sob a mente. Quando utilizadas em técnicas de relaxamento, são ainda mais apreciadas pelas crianças com autismo. “É a primeira técnica de aproximação. As experiências musicais permitem uma participação ativa que mistura audição, visão e tato. Isso favorece o desenvolvimento dos sentidos. É um canal universal de comunicação com o mundo que utiliza como elemento principal a única e verdadeira linguagem universal existente, que é música”, afirmou.

Os 25 alunos cadastrados no Instituto Semearte já apresentam melhoras físicas, mentais, sociais e cognitivas, afirma Welder. Por ser uma técnica de aproximação, a musicoterapia reduz problemas emocionais ou atitudes que demandariam grandes doses de energia psíquica. Esses benefícios são alcançados em longo prazo, mas é possível notar o envolvimento do autista e os resultados alcançados logo nas primeiras seções.

“Trabalhar com a musicoterapia em crianças autistas é um trabalho muito prazeroso, pois me comunico com elas através da música. Cada caso, cada sessão e cada segundo que passo com cada criança me fazem aprender muito e me descobrir como pessoa”, disse Welder Miranda.

Mãe elogia método

Luciana Moreira com o filho Vitor Hugo: aulas de  musicalização melhoram o aprendizado do menino (Foto: Luciana Moreira/Arquivo pessoal)
Luciana Moreira com o filho Vitor Hugo: aulas de
musicalização melhoram o aprendizado do menino
(Foto: Luciana Moreira/Arquivo pessoal)

A manicure Luciana Moreira diz que as aulas de musicoterapia com Welder Miranda têm favorecido o desenvolvimento do Vitor Hugo, de três anos, diagnosticado com autismo. O menino faz musicoterapia há três meses.

“As aulas são muito importantes. A decoração do espaço com letras musicais, números, brinquedos e instrumentos faz com que meu filho se interesse cada vez mais. Já peguei ele cantarolando ‘Dó, Ré, Mi, Fá’. Um encanto e um orgulho. Arcos precisava de um espaço assim. Parabenizo ao professor Welder Miranda, que é uma pessoa extremamente profissional”, disse Luciana.

Serviço
Pais interessados em matricular filhos autistas no Instituto Semearte devem fazer contato com Welder Miranda pelos telefones (37) 99151-1115 ou 98819-8618. O endereço é Rua Dona Mariazinha, nº 85, no Bairro Santo Antônio, em Arcos. É preciso agendar o horário para evitar conflito com as aulas. A mensalidade custa R$ 100.

De acordo com o médico Drauzio Varella, os portadores de autismo, de modo geral, são voltados para si mesmos, não estabelecem contato visual com as pessoas nem com o ambiente. Conseguem falar, mas não usam a fala como ferramenta de comunicação.

“Embora possam entender enunciados simples, têm dificuldade de compreensão e apreendem apenas o sentido literal das palavras. Não compreendem metáforas nem o duplo sentido”, explicou.

Nas formas mais graves, demonstram ausência completa de qualquer contato interpessoal. “São crianças isoladas, que não aprendem a falar, não olham para as outras pessoas nos olhos, não retribuem sorrisos, repetem movimentos estereotipados, sem muito significado, ou ficam girando ao redor de si mesmas e apresentam deficiência mental importante”, finalizou o especialista.

Welder Miranda com os 16 instrumentos de sua 'banda de um homem só' (Foto: Bárbara Machado/Divulgação)
Welder Miranda com os 16 instrumentos de sua ‘banda de um homem só’ (Foto: Bárbara Machado/Divulgação)
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?