fbpx
jc1140x200

Estufa comunitária beneficia agricultura familiar em Lagoa da Prata

Uma estufa comunitária instalada no Bairro Mangabeiras em Lagoa da Prata, está possibilitando que agricultores familiares da cidade tenham acesso à produção de mudas de boa qualidade, gratuitamente. A estufa em estrutura ecológica tem capacidade para produzir 20 mil mudas e beneficia cerca de 220 famílias.

De acordo com o técnico responsável pelo espaço, Jason Brito, a estufa recebe mudas de alface, beterraba, berinjela, rúcula, acelga, couve-flor, brócolis, dentre outras hortaliças. O técnico explica que a semente é doada pela Secretaria de Assistência Social de Lagoa da Prata e as mudas são encaminhadas aos produtores nas oito hortas comunitárias espalhadas pelos bairros da cidade. “O serviço é franqueado a todos os agricultores familiares e tem o objetivo de aumentar a oferta de mudas de qualidade para as famílias. A distribuição de mudas auxilia muito no trabalho dos agricultores que não precisam de semear a semente. Além disso, a distribuição de mudas ajuda na melhoria da qualidade da alimentação das famílias e também serve como complemento de renda”, explicou o técnico.

[pull_quote_right]O serviço é franqueado a todos os agricultores familiares e tem o objetivo de aumentar a oferta de mudas de qualidade para as famílias. A distribuição de mudas auxilia muito no trabalho dos agricultores que não precisam de semear a semente. Além disso, a distribuição de mudas ajuda na melhoria da qualidade da alimentação das famílias e também serve como complemento de renda[/pull_quote_right]

Jason Brito e o assessor Wanderlei Francisco de Paula são os responsáveis pelo projeto e explicam que toda a estrutura de estufa foi construída ecologicamente, com materiais como o bambu. “As hortas têm mais de dez anos na cidade. Vimos a necessidade de montar uma estufa para agilizar o processo de cultivo e beneficiar os moradores. A estrutura do local é toda ecológica. Usamos materiais reutilizados e principalmente bambu aqui da região mesmo. O custo para manter o local é baixo e traz um retorno muito bom para a cidade e para os agricultores”, contou Wanderlei de Paula.

Beneficiados
A agricultura familiar é a mais beneficiada com o projeto. O aposentado Nerci Ganio, de 64 anos, conta que pega as mudas na estufa toda semana e revende as hortaliças para ajudar no orçamento mensal da família. “Pego as mudas na estufa, planto e em cerca de cinco dias já consigo vender as hortaliças. Eu vendo alface, cebolinha e salsa que sai mais no comércio. E é tudo baratinho, mas ajuda muito a comprar remédio e as coisas para minha mulher e filha. Sem a estufa eu demoraria cerca de 18 dias só para semear, agora pego tudo prontinho o que me ajuda muito”, contou Nerci.

De acordo com a Prefeitura, as pessoas que têm acesso ao projeto são os inscritas nas oito hortas comunitárias da cidade. Para os interessados em se inscrever no projeto devem procurar a Secretaria de Assistência Social, à Avenida Benedito Valadares, nº 614, no Centro. Dúvidas e informações podem ser obtidas pelo telefone (37) 3261-3785.

Por: Bárbara Almeida

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?