fbpx
jc1140x200

Estudo aponta que Lagoa da Prata é a 4ª cidade mais se desenvolve em MG

Foto: Alisson Gontijo

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou na semana passada os resultados do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) de 2015, que avalia o desenvolvimento dos municípios brasileiros. Lagoa da Prata se destacou no ranking mineiro, alcançando a 4ª posição, atrás apenas de Extrema, Itabirito e Patos de Minas. Em 2012, LP estava no 20º lugar entre os municípios mineiros. O IFDM é composto por diversos indicadores socioeconômicos construídos inteiramente através de estatísticas públicas oficiais, cujas fontes primárias de dados são os Ministérios do Trabalho e Emprego, da Educação e da Saúde.

No IFDM 2015 os indicadores se referem ao ano de 2013 como um todo, e não a algum período específico. “A partir destes indicadores, a situação do município no ano em questão é comparada a parâmetros pré-definidos, com base em metas e recomendações nacionais e internacionais, e seu IFDM calculado”, informou a Gerência de Pesquisa e Estatística do Firjan após consulta feita pela reportagem do Jornal Cidade.

Para compor o ranking do desenvolvimento, foram analisados os indicadores de emprego e renda, educação e saúde. De acordo com o IFDM, a geração de emprego e renda apresentou acentuado crescimento em Lagoa da Prata entre os anos de 2010 e 2013. O município saiu do 100º lugar para o 20º lugar no estado.

O mesmo não aconteceu com os indicadores de saúde e educação nesse período. Na saúde, LP chegou a ocupar o 17º lugar em 2011 e em 2013 estava na 51º posição em Minas. Na educação, Lagoa da Prata ocupou o 10º lugar no estado em 2011 e o 43º lugar em 2013. Mas na avaliação geral, que leva em conta a média dos três indicadores, Lagoa da Prata evoluiu do 25º em 2011 para o 4º em 2013.

O prefeito Paulo César Teodoro comemorou os índices de desenvolvimento alcançados pelo município. “As empresas, os empresários e os empreendedores veem Lagoa da Prata como um lugar ideal para se investir. Hoje a saúde funciona, a educação é destaque em nível nacional. Temos uma população ordeira, trabalhadora e que está sempre à disposição. Esse número nos anima e nos impulsiona a melhorar ainda mais”, disse em entrevista a uma emissora de rádio.

A REGIÃO

No ano de 2013, de acordo com o estudo, Japaraíba alcançou o 23º no ranking de desenvolvimento em Minas Gerais Destaque para a área de saúde, com índice de 0,9143, o melhor indicador do município (Educação 0,8732 e emprego 0,6724).

Moema obteve no IFDM apurado em 2013 o 170º lugar entre os municípios mineiros. Destaque para o modesto índice de emprego e renda, de 0,5154.

Já Santo Antônio do Monte ficou na 29ª posição no ranking geral mineiro. Destaque para o elevado índice obtido pela saúde do município, de 0,9456.

A PESQUISA

Atendendo a uma solicitação do Jornal Cidade, a Gerência de Pesquisa e Estatística do Firjan explicou que a pesquisa foi feita com bases em estatísticas públicas oficiais. “Devido às dimensões continentais do Brasil e à existência de mais de 5,5 mil municípios, é inviável que se faça uma pesquisa de campo em cada um deles para compreender a dinâmica local  do desenvolvimento. Por isso, o IFDM é composto por diversos indicadores socioeconômicos construídos inteiramente através de estatísticas públicas oficiais, cujas fontes primárias de dados são os Ministérios do Trabalho e Emprego, da Educação e da Saúde. No IFDM 2015 os indicadores se referem ao ano de 2013 como um todo, e não a algum período específico. A partir destes indicadores, a situação do município no ano em questão é comparada a parâmetros pré-definidos, com base em metas e recomendações nacionais e internacionais, e seu IFDM calculado. Ao mesmo tempo em que existem cidades onde o desenvolvimento é resultado de um longo e demorado processo de ações e políticas públicas, existem casos onde o avanço é conquistado através de choques de gestão e em que já é possível verificar resultados no IFDM em menor tempo”, informou o pesquisador.

ENTENDA OS ÍNDICES

De leitura simples, o índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.

grafico

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?