fbpx
jc1140x200

Em Samonte, psicóloga realiza roda de conversa gratuita para partilhar e acolher ‘mães de anjos’

Outubro - Mês internacional da conscientização e sensibilização pelas perdas gestacionais, neonatais e infantis.

No dia 20 de outubro, às 19h, em Santo Antônio do Monte na sala de reuniões da Câmara Municipal, a psicóloga Janaína Gonçalves promoverá um encontro muito especial dedicado à mães que passaram por perdas gestacionais e neonatais. Será um espaço de partilhar histórias e de muito acolhimento.

Segundo Janaína, para cada dez mulheres que engravidam, aproximadamente duas perdem seu bebê. Geralmente 80% dessas perdas são no primeiro trimestre de gestação.

“Outubro é o mês internacional da conscientização e sensibilização pelas perdas gestacionais, neonatais e infantis. É um mês que dedicamos a quebrar esse silêncio e educar a sociedade sobre esse tipo de sofrimento que ainda é tão solitário”, explicou.

A psicóloga ainda explicou que a mulher que passa por uma perda sente uma dor silenciosa que doi no corpo e na alma, mas pouco reconhecida e pouco falada. “Por falta de espaço para fala, muitas mulheres não se sentem à vontade em falar que seu bebê morreu. Afinal de contas “estava no início”, “melhor agora que depois”, ´´Ia vir com deficiência´´,´´ você vai engravidar de novo´´. Diariamente escuto em meus atendimentos relatos de mães que escutam essas frases que invalidam a existência desse bebê, além de posturas profissionais, de amigos, familiares que só pioram o emocional dessa mulher. Ainda muito pouco visível para a sociedade, muitas mães que perdem seus bebês não são consideradas mães. É um tipo de luto invisível, pois a sociedade em geral não considera a existência desse bebê”.

Ela concluiu dizendo que esse mês é para trazer a visibilidade ao tema e pensarmos em melhores práticas de acolhimento à essas famílias.

Para confirmar sua presença envie uma mensagem por Whatsapp no número 031 9 9333-4932 ou neste link.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?