fbpx
jc1140x200

Em Lagoa da Prata, jovens vão às ruas protestar contra a política

Centenas de jovens participaram da primeira manifestação “Vem Pra Rua” em Lagoa da Prata na última sexta-feira 21, uma mobilização nacional que teve início em São Paulo após o aumento das passagens de ônibus e despertou a população a protestar e exigir dos governos mais transparência e investimentos em saúde, segurança, educação e transporte.

O manifesto em Lagoa da Prata foi acompanhado também por muitos adultos, que juntos reivindicavam o fim da impunidade e colocou em pauta diversos protestos de cunho municipal. O protesto transcorreu de forma pacífica. A Polícia Militar garantiu a segurança dos manifestantes e das outras pessoas que preferiram assistir ao evento das calçadas e portas de lojas. De acordo com a polícia cerca de 500 pessoas participaram do “Vem Pra Rua”.

PREFEITO RECEBE REIVINDICAÇÕES

Os manifestantes se reuniram na avenida Benedito Valadares, em frente ao banco Itaú e caminharam até a prefeitura. Empunhando cartazes e faixas, os jovens entoavam “nós queremos ser ouvidos”, “vem pra rua”, “venha nos ouvir”, direcionados ao prefeito Paulo Teodoro.

O Chefe do Executivo atendeu ao chamado e foi ao encontro dos manifestantes acompanhado do vice-prefeito Ismar Roberto e secretários municipais. Ele recebeu das mãos dos organizadores do movimento uma pauta de reivindicações. “Não tenha dúvida de que a Administração Municipal dará a resposta o mais rápido possível. Parabenizamos todos vocês. É muito legítima essa manifestação. Melhor ainda quando não tem o envolvimento de partidos e políticos”, afirmou o prefeito.

Confira abaixo as reivindicações ao Governo Municipal:

Qual o motivo da baixíssima contribuição para o transporte dos estudantes universitários?

Como está o andamento da construção da pista de skate?

O que está sendo feito para a melhoria na qualidade do atendimento médico?

O que pode ser feito em relação ao mau cheiro e queimadas provenientes da usina?

O que tem sido feito em relação às filas “infinitas” para pegar medicamentos na Farmacinha Municipal?

O que a Secretaria de Meio Ambiente tem feito em relação ao desvio do Rio São Francisco feito pela Usina Luciânia?

Mas as cobranças dos manifestantes que não participaram da organização do evento foram além da pauta entregue ao prefeito. Uma mulher portava um cartaz no qual dizia que o “Pronto Atendimento Municipal virou circo e os pacientes são palhaços”. Outro manifestante protestou contra a intenção inicial do governo municipal de contrair empréstimo para construir uma nova prefeitura. No cartaz dele estava escrito: “Saúde e educação.

Prefeitura nova não! Basta”.

Uma garota protestou dizendo que o “Bairro São Francisco está esquecido”. Outra manifestante cobrou do governo o motivo pelo qual Lagoa da Prata não possui faculdade. Um homem, com uma criança no colo, protestou em frente à prefeitura com um cartaz no qual estava escrito: “S.O.S Sol Nascente – Pavimentação Já. Ass: Povo”.

 

PROTESTOS INUSITADOS

Além de reivindicações de protesto, o Jornal da Cidade também registrou mensagens inusitadas no primeiro “Vem Pra Rua Lagoa da Prata”. Três jovens mandaram um recado para a mãe: “Mãe, não me espere para o jantar. Estarei ocupado mudando o Brasil”.

Outro jovem ironizou: “Tô tão p… que fiz um cartaz”.

Um manifestante mascarado escreveu: “PEC 37? Eu quero é um PS4”, fazendo alusão ao desejo de ter o console de vídeo game Play Station 4, recém lançado pela Sony e o mais moderno do mercado.

OUTRA MOBILIZAÇÃO ESTÁ CONFIRMADA

Após a parada em frente à prefeitura, a manifestação contornou a Praça Coronel Carlos Bernardes e seguiu rumo à praia municipal, onde os manifestantes cantaram o Hino Nacional. De acordo com Olavo Tuca, um dos organizadores do movimento, outra mobilização está agendada para o próximo sábado 29. “Não esperávamos que tivesse tanta gente. Não temos partido. Estamos com uma vontade só, de buscar um país melhor. Que esse tipo de manifestação seja um espelho para todo o Brasil. Começamos um despertar, que tem um caminho longo a ser trilhado, pois tem muita coisa a melhorar”.

Olavo ressaltou que o Governo Municipal precisa se comunicar com os jovens com mais eficiência. “Uma coisa que chamou muito a atenção do jovem é a rede social, por isso foi criado uma ferramenta, o grupo Boca no Trombone, no Facebook. Pedimos à prefeitura para que haja uma comunicação mais transparente, mais direta, utilizando essa ferramenta que a gente criou”, disse o organizador.

 

ENTREVISTA COM MANIFESTANTES

 

FOTOS

 Conteúdo exclusivo do portal TV Cidade Lagoa da Prata. A reprodução total ou parcial está expressamente proibida sem a autorização por escrito da produtora, conforme determina a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610), estando o infrator sujeitos às penalidades impostas pela legislação. É permitida somente a divulgação do teor integral por meio de compartilhamento nas redes sociais.  
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?