fbpx
jc1140x200

Diretor do Colégio Águia de Prata participa de Congresso Internacional de Educação no Panamá

Há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica : a vontade.

 

 

Estive em um congresso no Panamá, recentemente juntamente com 500 pessoas para debater sobre a escola do amanhã. Com o intuito de reinventar a escola foram 3 dias de debate entre pessoas de vários lugares do Brasil, Colômbia, México, Guatemala, Argentina.  Várias culturas, várias visões de mundo e um problema em comum;  está complicado conciliar uma sociedade tecnológica com a necessidade de fazer o aluno aprender. Será  necessário mudar. Será necessário usar a tecnologia a nosso favor.

 

A  Escola está um saco. Foi o que descobriu uma pesquisa feita em alguns países recentemente. Na Argentina, nosso vizinho, está mais desinteressante para os professores. Em alguns lugares 60% de abandono no ensino médio.

 

Nos dias de hoje estamos esbarrando em alguns limites na educação. Uma espécie de conflito entre um modelo antigo na educação e uma sociedade digitalizada; são cerca 315 milhões de smartphones no mundo. O tempo de atenção do aluno por aula reduziu  dos antiquados 50 minutos para 10 atuais. Existe aí um paradigma, um empecilho para que possa haver um maior aproveitamento dentro das salas de aula. Como conseguir essa mudança? O que fazer?

 

Para darmos alguns passos são necessárias algumas perguntas, para obtermos algumas respostas. O diagnóstico pode servir para nós nos reinventarmos.  É natural nesse caminho esbarrarmos em algum limite ou limitação interna, mas o limite é uma fronteira que o nosso sistema de interpretação de mundo vislumbra para não avançarmos geralmente para nos proteger de alguma situação ocorrida anteriormente que ele detecta a possibilidade de ocorrer de novo. Mas… medo de mudar? Medo de encarar o desconhecido? De ir não se sabe para onde?  O que significa dizer não para a mudança?  Cada sonho que deixa de ser realizado é um pedaço do futuro que deixa de existir. Nesse ponto da educação o futuro já chegou. Vislumbro nossa missão sendo uma melhora na educação para que nossos filhos, nossos netos vivam melhor.

 

Os alunos juntamente com a tecnologia são como um quebra-cabeça, se unidos somam como um todo.

 

O que você não pensava ontem e pensa hoje e da para ser feito?  O melhor da pessoa está encapsulado dentro do sintoma que ela manifesta. É como se fosse uma ostra, que esconde sua pérola. Descobrir essa pérola é um processo árduo, porém necessário.

 

Fato curioso : Enquanto eu escrevia para o jornal passou um carro com uma música. Era Ouro de Tolo – Raul Seixas… e eu fiquei pensando, ‘’ Eu é que não me sento em um trono de um apartamento com a boca escancarada cheia de dentes, esperando a morte chegar…’’ É necessária a ATITUDE. #REIVENTEAESCOLA

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?