fbpx
jc1140x200

Direção do presídio de Arcos vai apurar circunstâncias de suposto suicídio

O detento Samuel Moreira Mafra teria se enforcado no dia 1º de janeiro, no banheiro da cela que dividia com 8 colegas

Por: Correio Centro Oeste

O Correio Centro Oeste noticiou, inicialmente com informações da Polícia Militar, na edição do último domingo, 04, que o detento Samuel Moreira Mafra, 24 anos, havia cometido suicídio no primeiro dia do ano. Por volta das 05 horas da manhã do dia 1º de janeiro, policiais militares foram acionados a comparecer no presídio ‘Juca do Aníbal’, em Arcos, onde dois agentes penitenciários relataram que o detento havia sido encontrado pelos colegas de cela, no banheiro, com uma tira de lençol amarrada ao pescoço e à grade da janela. Ele havia se enforcado.

Ainda de acordo com dados da Polícia Militar, o local foi isolado e preservado. A perícia técnica foi acionada, realizou os trabalhos e liberou o corpo para os agentes penitenciários para as demais providências. Samuel era natural de Belo Horizonte, e sua última prisão ocorreu por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Além desses crimes, ele havia sido preso várias vezes na capital mineira por uma série de outros crimes.

Em contato com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), o Correio Centro Oeste solicitou mais detalhes, que foram enviados à Redação na última segunda-feira (05). Um dos questionamentos feitos pelo jornal foi se nenhum dos detentos que dividiam a cela com Samuel ouviu algum barulho enquanto ele se enforcava, ou seja, por que não foi possível impedir que ele cometesse suicídio. A Assessoria respondeu que a direção-geral do presídio instaurou um Procedimento Interno para apurar as circunstâncias do ocorrido, e as investigações ficam a cargo da Polícia Civil. Samuel dividia a cela com outros oito detentos.

O sepultamento de Samuel ocorreu ainda no dia 1º de janeiro, no cemitério da Consolação, em Belo Horizonte.

Histórico criminal de Samuel – Em 13 de fevereiro de 2013, Samuel deu entrada no sistema prisional, passando por unidades de Belo Horizonte e RMBH (Região Metropolitana de Belo Horizonte),  por tráfico de drogas, tendo recebido alvará de soltura em 25 de fevereiro de 2014. Mas foi preso novamente pela Polícia Civil de Bom Despacho, em flagrante, em 19 de julho de 2014, por homicídio, sendo posteriormente transferido para o presídio de Arcos, em 09 de outubro de 2014. Samuel era preso provisório, ou seja, ainda não sentenciado pela Justiça.

Comportamento – De acordo com informações relatadas à Assessoria de Comunicação da SEDS pela direção-geral do presídio, Samuel era um preso tranquilo e não tinha envolvimento com possíveis situações anormais dentro da unidade prisional.

Outro fato apurado pelo Correio Centro Oeste é que nos quase três meses em que ele ficou no presídio de Arcos, não tinha visitantes cadastrados. Segundo a Assessoria, “o preso tomava medicamento para depressão, com prescrição médica, e era acompanhado por profissional de psicologia da unidade prisional”. Os detentos em geral têm acompanhamento psicológico feito por profissional da unidade prisional e, quando necessário, são encaminhados para rede pública de saúde para atendimento, segundo informação da Assessoria da SEDS. O último atendimento psicológico realizado no presídio foi no dia 30 de dezembro de 2014.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?