fbpx
jc1140x200

Diocese de Luz celebra seu centenário

Fotos: Arquivo da Diocese de Luz

No dia 8 de julho foi comemorado o Centenário da Diocese de Luz com uma solenidade na Catedral Diocesana. O evento reuniu mais de 8 mil pessoas, entre elas, padres das paróquias sediadas na diocese, autoridades locais e da região, comunidade católica de Luz e pessoas de várias cidades. A festividade contou com apresentação teatral e da banda do 7º Batalhão da Polícia Militar de Bom Despacho, acolhidas de Congadas e Folias de Reis, Encontro de Bandas e Liras, Missa de Confraternização, show com o trio “Ir ao povo”, Noite Cultural e encerramento com a bênção de envio.

A programação do centenário terminará no dia 8 de dezembro e, até lá, serão realizadas missas, lançamento do selo comemorativo, encontros com lideranças políticas, judiciárias, militares e comunidade escolar e diversos encontros, atividades e programações que podem ser acompanhadas no site da diocese.

Em seu discurso, o padre e coordenador do evento, Patriky Samuel Batista, a festividade foi preparada com muito carinho para receber a todos: “Vivemos um momento histórico, dias de alegrias e muitas festividades. Celebramos as conquistas, os desafios, as tristezas e também as alegrias nestes cem anos de história”.

Para o Bispo Dom José Aristeu Vieira, são cem anos de evangelização, cem anos caminhando pela estrada de Jesus, e todos fazem parte dessa história. “Disfarçando as emoções, quero dar os parabéns a todos por esses cem anos de nossa Diocese. De coração plenificado de alegria, louvor e gratidão de Deus, estamos celebrando esse momento histórico tão esperado. Agradecemos nosso Deus e nosso Pai festejando o centenário jubilar da igreja de Luz celebrando graça sobre graça, e hoje aqui estamos ofertando nossas vidas para outro centenário começar”, comemora.

O Núncio Dom Giovanni D’Aniello, representante do Papa no Brasil, esteve em Luz para as comemorações. Ele foi acolhido no aeroporto em Bom Despacho por uma comitiva de bispos e padres. Em Luz, a população, juntamente com autoridades, diáconos e seminaristas o aguardavam chegar em frente ao Palácio Episcopal, onde foi recebido com fogos e aplausos.

A DIOCESE

A Diocese de Luz foi criada a partir do desejo da Igreja em se fazer presente, de modo eficaz, dinâmico e permanente no território do centro-oeste mineiro, até então, pertencente à Mariana, primeira Diocese das Minas Gerais.

Segundo o histórico da Diocese, em 8 de julho de 1918 se acendeu a pequena fagulha da Igreja Particular, que neste ano comemora o seu centenário. Para Dom Aristeu, celebra-se neste tempo um centenário de luz, abrindo-nos em busca de outro. “Desafiados pelos ventos tempestuosos do ‘mar da vida e da história’, estamos na pequenina barca que é a Igreja, ‘santa e pecadora’, mas que é sacramento do Reino.

Cada um dos batizados e todos nós, em nossas comunidades cristãs, somos esta chama de esperança, alimentada pelo sopro do Espírito Santo. Espalhemos a ‘centelha da fé, quais raios luminosos que acendam brasas de humanidade sob as cinzas destes tempos desumanos, para que o mundo creia!”, finaliza o bispo.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?