fbpx
jc1140x200

Concurso Poeta 2022: Lagopratense participa de competição nacional de poesia

Cassia Caryne de Castro, da Acadelp, se inscreveu com o poema “Vida velha”, inspirada nos objetos de uma antiga fazenda irlandesa.

A escritora lagopratense Cássia Caryne de Castro está participando do “Concurso Poeta 2022”, evento literário de grande relevância dentro da comunidade lusófona. Neste ano, a competição homenageia o poeta francês Chales Baudelaire, um dos precursores do simbolismo, reconhecido internacionalmente como o fundador da tradição moderna em poesia. 

O concurso tem a intenção de valorizar a arte literária e promover o surgimento de novos escritores. Os inscritos concorrem ao prêmio de melhor poeta de 2022 através da Editora Viverarte. 

Cassia Caryne de Castro é psicóloga, servidora pública federal aposentada e trabalha atualmente com assessoria previdenciária. Ela é membro da Academia Lagopratense de Letras (Acadelp) e da Academia de Letras e Artes de Arroio Grande (Alaag), do Rio Grande do Sul. 

Ao Jornal Cidade, ela contou que foi convidada por uma das organizadoras do evento, que é sua colega na (Alaag), e resolveu se inscrever com o poema “Vida velha”. 

“Eu vi no Youtube, certa vez, que eles descobriram na Irlanda uma fazenda abandonada. Essa casa tinha guardados todos os pertences dos seus donos, inclusive jornais, cartas, fotos, roupas e até mesmo comida enlatada. Fiquei muito impressionada com essa história e compus este poema ‘Vida velha’. Isso me tocou muito. Logo após ver a foto escrevi o poema”, explica Cássia sobre sua inspiração para o texto. 

Sobre o concurso, ela destaca que ele é realizado a nível nacional e que qualquer pessoa pode se inscrever, observando as regras publicadas pela Viverarte: “Cultura a gente difunde. A gente multiplica. Meu maior interesse é que as pessoas que gostem de escrever façam multiplicar. Produzam”. 

De leitora a escritora 

Perguntada sobre o que lhe motiva a escrever, Cássia responde que, antes de ser escritora, foi uma leitora voraz. 

” Esse foi o combustível para escrever, creio eu. Mas escrevo há uns 10 anos. Tenho 2 livros publicados e 1 no forno. Sussurros da Alma:crônicas e poemas, em parceria com minha mãe e Enlace de Letra e Cor, parceria com a aquarelista Lia Maria”, contou. 

A escritora lagopratense também participou de antologias e entrevistou o italiano Richard Fox, cujo material resultou no e-book “De volta ao passado de Richard Fox”, distribuído pelo Recanto das Letras.

Neste ano, ela será agraciada com o Prêmio Pero Vaz de Caminha de personalidades literárias, distribuído pela mesma editora pela qual concorre ao “Concurso Poeta 2022”. 

Participe do concurso

Além de submeter poemas ao Concurso Poeta 2022, os interessados podem participar do concurso escolhendo o poema que mais gostou. Para isso, basta clicar na opção de curtir nas publicações disponivéis na página da Viverarte no facebook. O resultado da competição será divulgado em 20 de dezembro. 

Os autores dos três posts com mais curtidas recebem uma estatua personalizada em cerâmica e um certificado de participação. 

Confira “Vida velha”, de Cássia Caryne de Castro, neste endereço

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?