fbpx
jc1140x200

Comemorando 10 anos, Programa ‘Jovem Cooperativista 2023’ é lançado em Lagoa da Prata

Projeto tem como objetivo levar conhecimento para crianças, adolescentes e jovens, contribuindo para que no futuro se tornem profissionais qualificados.

Ocorreu nesta segunda-feira (10), o evento de lançamento do “Programa Jovem Cooperativista” de 2023, idealizado pelo Sicoob Lagoacred Gerais. A abertura da nova temporada do projeto social, que neste ano completa 10 anos, reuniu colaboradores do Sicoob Lagoacred Gerais, autoridades locais, educadores e imprensa no Espaço Com Viver, localizado no centro de Lagoa da Prata

O programa tem como objetivo principal levar conhecimento para crianças, adolescentes e jovens, contribuindo para que no futuro se tornem profissionais qualificados e requisitados pelo mercado, dando a eles mais chances também de se tornarem adultos empreendedores e bem-sucedidos. 

Em entrevista ao Jornal Cidade, Phillip Rubens, coordenador do projeto e gerente de Relações Institucionais do Sicoob Alagoas, destacou a relevância social do “Jovem Cooperativista”. 

“O programa Jovem Cooperativista é um programa de educação cooperativista, financeira e empreendedora do Sicoob Lagoacred. Através dele, a gente vai até as escolas de todas as cidades da nossa área de atuação e levamos esses ensinamentos diretamente aos alunos. Nossa equipe realiza esse trabalho todos os dias dentro das escolas, ensinando conhecimentos para vida e para a família dos nossos alunos sobre a área de atuação de cooperativas”, comentou. 

Phillip Rubens (Foto:Yuri Urquisa/Divulgação)

Sobre as etapas do programa, Phillip conta que, de início, é feita uma preparação com as escolas, para que elas se alinhem com os princípios do projeto: “A gente, no início do ano, faz uma etapa de preparação até as escolas se alinharem, para que a gente possa a partir de agora entrar dentro de sala de aula e levar esses conhecimentos para os alunos”. 

O coordenador ressalta que além dos ensinamentos sobre finanças, o programa tem impacto direto na convivência dos estudantes, já que trabalha a importância de reconhecer e tratar o outro – uma das bases do cooperativismo. 

“Através desses temas a gente mostra que não é só a preocupação com a vida financeira, mas também com a atitude empreendedora pra poder buscar a realização dos planos e sonhos e entendendo que por meio do cooperativismo a gente precisa conviver bem em sociedade e cooperando a gente consegue alcançar os nossos objetivos de forma mais fácil”, finaliza. 

Com relação ao aniversário do “Jovem Cooperativista”, Nilson Bessas, Presidente do Sicoob Lagoacred Gerais, disse que só tem a agradecer pelo que o programa tem feito.

“Começamos com um programa pequeno, mas com uma ideia muito positiva em se falar de cooperativismo, educação financeira e educaçãoempreendedora.  O programa cresceu muito e estamos colhendo bons frutos. Hoje, as crianças e adolescentes atendidas pelo programa que tem a cabeça modificada em relação a economizar, conhecer um pouco sobre dinheiro,  saber um pouco mais sobre juros, sobre consumo. E o jovem que está chegando ali no Ensino Médio, despertar aquele espírito para empreender fora, em casa ou no próprio emprego. Tivemos muitos desafios e conforme o programa cresce isso é natural. Mas conciliar a grade curricular foi um deles. Investir em educação sempre foi relevante, mas hoje é extremamente necessário. Só uma população bem educada e com acesso à educação, sabe cobrar de forma justa, honesta e coerente”. 

O prefeito Di-Gianne Nunes esteve presente e ressaltou a importância do programa.

“Conheço o projeto de perto por ser professor e agora como prefeito. Esse é um projeto que prospera vidas. O Sicoob Lagoacred está de parabéns por olhar pelo futuro de Lagoa da Prata”.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?