fbpx
jc1140x200

Chuvas continuam intensas no Centro-Oeste de Minas nas próximas semanas

Nas próximas semanas, temperaturas variam entre 17°C e 26°. A umidade relativa do ar fica em torno dos 85% pela manhã e reduz gradativamente à tarde, chegando aos 45%.

2020 começou diferente de alguns anos em termos de chuvas, vindo a castigar diversas cidades do Centro-Oeste de Minas. E quem achou que já tinha acabado, a previsão é de muita chuva para este mês. No final do mês passado, a Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em mais de 100 municípios mineiros. Entre eles, Santo Antônio do Monte, Pains, Pará de Minas, Oliveira, Igaratinga e Itapecerica. Nas próximas semanas,  a temperatura varia entre 17°C e 26°.

A umidade relativa do ar fica em torno dos 85% pela manhã e reduz gradativamente à tarde, chegando aos 45%.

Chuva em Santo Antônio do Monte.

A instrução da Defesa Civil para estas situações é que, em casos de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas.

No dia 28 de janeiro, a Prefeitura de Santo Antônio do Monte decretou estado de calamidade pública. De acordo com o prefeito Dinho do Braz, as obras de recuperação da cidade que incluem pontes, estradas rurais e ruas ficarão em aproximadamente R$ 800 mil. O decreto foi assinado para desburocratizar a compra de materiais, e acelerar as obras.

 

A Prefeitura de Pains também fez o decreto após várias áreas serem afetadas pelas chuvas que caíram no município que, em apenas dois dias registraram o acúmulo de 156,67 mm.

Em Pains, ruas ficaram alagadas e crateras foram abertas com a chuva. (Foto:Prefeitura/Divulgação).

Em Formiga, um trecho da Avenida Vereador José Higino Filho ficou alagado. Na Rua Bom Jesus, o muro de uma empresa, de 25 metros de extensão, caiu. A calçada e parte do asfalto também cederam. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido. O trecho foi sinalizado e a Prefeitura interditou a via para serem realizados os reparos.

Em Bom Despacho, cerca de 20 famílias tiveram pequenos prejuízos ou tiveram que deixar seus imóveis por interdição da Defesa Civil. A Prefeitura paga aluguel social para duas destas famílias e as demais receberam donativos como roupas, calçados, alimentos não-perecíveis, produtos de limpeza, roupas de cama, cobertores e colchões.

Em Lagoa da Prata as chuvas também foram severas e diversas árvores da cidade não suportaram e caíram, como foi o caso da árvore tamboril de 60 anos, que estava localizada na Praça Capitão José Bahia, além das árvores localizadas na Praia Municipal, pracinha do Museu e no Bairro Marília. Na cidade foi registrado ponto de alagamento na Avenida Isabel de Castro, os demais pontos críticos da cidade não foram afetados, pois a Prefeitura realiza desde 2015 obras de drenagem pluvial na extensão urbana do município.

Confira a previsão do Climatempo para os próximos dias na região:

Segunda-feira (10): Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Chance de 90% de chuva de até 10 mm.

Terça-feira (11): Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Chance de 85% de chuva de até 30 mm.

Quarta-feira (12): Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Chance de 90% de chuva de até 30 mm.

Quinta-feira (13): Chuvoso durante o dia e à noite. Chance de 90% de chuva de até 80 mm.

Sexta-feira (14): Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Chance de 90% de chuva de até 20 mm.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?