fbpx
jc1140x200

Biosev renova compromisso com a Educação Emocional e Social em Lagoa da Prata

A parceria com metodologia Liga Pela Paz chega ao quinto ano consecutivo e reafirma o compromisso da empresa com as comunidades onde atua

Durante o mês de julho mais de 200 educadores e 4000 alunos do ensino público fundamental de 22 escolas nos municípios de Lagoa da Prata (MG), Pedras de Fogo (PB) e Arez (RN) serão formados pela metodologia Liga Pela Paz, cujo objetivo é desenvolver os valores morais e éticos dentro do espaço escolar e na família, baseada na cultura de paz e não-violência e norteada pelos princípios do respeito, cooperação, amizade, tolerância e responsabilidade. Com a sensibilização e formação dos professores e a utilização de materiais pedagógicos variados, como CDs com canções, livros e vídeos, o programa contribui para o aumento dos índices de aprendizagem e melhoria no comportamento dos alunos nos municípios em que atua.

A iniciativa, que em 2014 capacitou mais de 500 educadores e aproximadamente 12 mil crianças em todo o Brasil, tem o apoio da Biosev, que mantém parceria com a instituição desde 2010. A renovação do trabalho pelo quinto ano consecutivo com as secretarias de educação dos municípios e a Inteligência Relacional, organização pioneira na criação de material pedagógico para a educação emocional nas escolas, é uma demonstração do compromisso e da preocupação da Biosev com as comunidades onde atua.

Nessa etapa, a formação inicial levará o tema da educação emocional e social para gestores, coordenadores e educadores e apresentará o passo a passo da implantação da metodologia. Para os educadores dos municípios envolvidos, a implantação da metodologia Liga Pela Paz para todo o ensino fundamental 1, do 1º ao 5º ano, significa uma evolução, principalmente porque toda a rede vai trabalhar com o material impresso.

A coordenadora pedagógica de Pedras de Fogo (PB), Ivânia Justino, afirma que a educação emocional é muito significativa e bem aceita no município. “Estamos ansiosos por retomarmos as aulas da metodologia Liga Pela Paz este ano, porque o trabalho nos trouxe excelentes resultados. Professores e alunos estão totalmente familiarizados com a metodologia pedagógica que ensina lidar com as emoções e todos têm alegria em trabalhar com ela. Não é uma obrigação, é um grande prazer”, diz.

Já a coordenadora pedagógica do município de Lagoa da Prata (MG), Aline dos Santos Oliveira ressalta a importância dessa etapa. “Estamos preparados para a formação e o processo de sensibilização e a expectativa de participação dos educadores é muito grande, principalmente os que terão contato com a metodologia pela primeira vez e vão aplicá-la nos quintos anos”, diz. “É importante que a comunidade conheça os benefícios que a metodologia propõe quanto à cultura de paz, à reflexão, ao conhecimento das nossas emoções e as maneiras de lidar com elas”, finaliza.

Em Lagoa da Prata

No dia 15 de julho foi realizado o seminário “A contribuição da Educação Emocional da aprendizagem e redução da violência”, com o palestrante João Roberto de Araújo – Fundador da Inteligência Relacional. O evento aconteceu no Salão Comunitário Nossa Senhora de Fátima.

João Roberto de Araújo
João Roberto de Araújo

Saiba mais sobre João Roberto Araújo

  • Mestre em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP;
  • Professor visitante no Centro de Mudanças Educacionais da Universidade da Califórnia, Santa Bárbara – EUA;
  • Estudioso da cultura grega antiga e ex-professor de mitologia na Faculdade de Psicologia da Universidade de Ribeirão Preto/SP;
  • Idealizador da Metodologia Liga Pela Paz para Educação Emocional e Social;
  • Fundador e orientador estratégico da Inteligência Relacional, organização pioneira em pesquisa, criação de material pedagógico;
  • Orientador de programas de desenvolvimento de cultura de paz e não violência em vários municípios brasileiros;
  • Autor dos livros “Liga Pela Paz” para alunos do ensino fundamental;
  • Autor do livro “Educação Emocional e Social” para alunos do ensino fundamental. Autor do livro “Educação Emocional e Social – um diálogo sobre a Arte, Violência e Paz;
  • Autor do livro “Ensinar a Paz – Ensaio sobre Educação Emocional e Social”;
  • Autor do livro “Liga Pela Paz: Educando para as Emoções – A Teoria na Prática”;
  • Palestrante no Brasil e no exterior, destacando-se eventos da UNESCO em parceria com a Globalnet.

*Com informações de Paolo Toni da FBS Comunicação.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?