fbpx
jc1140x200

Aumento na conta de luz: residências atendidas pela Cemig terão reajuste de quase 15%

Revisão Tarifária Periódica (RTP) da Aneel impacta consumidores de baixa e alta tensão em Minas Gerais.

A conta de luz para residências atendidas pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) terá um aumento de 14,91%, entrando em vigor a partir deste domingo (28). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a Revisão Tarifária Periódica (RTP) na última terça-feira (23), que resultará em um reajuste médio de 13,27%.

Para os consumidores de baixa tensão, como casas, comércios e propriedades rurais, o aumento médio será de 15,55%. Já para os consumidores de alta tensão, como indústrias, grandes empresas e shoppings, o efeito médio será de 8,94%. Essa diferença é atribuída aos diferentes perfis de consumo e demanda de energia desses grupos.

Segundo a Aneel, o cálculo do reajuste considerou diversos fatores, sendo os custos com transporte e compra de energia os mais impactantes. A revisão tarifária periódica ocorre a cada cinco anos e leva em conta os investimentos realizados pela distribuidora, os custos operacionais e o reajuste dos demais itens da tarifa. Já o aumento anual ocorre quando não há revisão tarifária periódica.

Atualmente, a Cemig atende aproximadamente 9,1 milhões de consumidores em 774 municípios mineiros. Em comunicado, a companhia afirmou que tem planos de investir R$ 18,4 bilhões na área de distribuição entre 2023 e 2027. Esses investimentos incluem a construção de cerca de 3,5 mil quilômetros de linhas de distribuição e 136 subestações de energia.

O reajuste na tarifa de energia elétrica traz impactos diretos no orçamento das famílias e no custo de vida dos consumidores. Com o aumento significativo, muitos podem ter que reavaliar seus gastos e adotar medidas para economizar energia elétrica. Além disso, as empresas que dependem do consumo de energia elétrica também terão que se adaptar aos novos valores, buscando maneiras de otimizar o uso e reduzir os custos.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?