fbpx
jc1140x200

Associados do Sicoob Crediprata reelegem Conselhos e aprovam a alteração da cooperativa para livre admissão

Associados atenderam ao chamado da cooperativa e decidiram o futuro da cooperativa para os próximos 4 anos.
Cooperativa realiza a assembleia com o maior número de participantes de sua história

O Sicoob Crediprata realizou no dia 30 de abril a Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária que aprovou a alteração da cooperativa para livre admissão de associados e reelegeu a atual gestão da cooperativa, presidida pelo Sr. José Aparecido da Silva, presidente do Conselho de Administração, e apresentada pelos executivos Antônio Claret e Ivo Jonas Gontijo.

O processo eleitoral foi marcado pela presença de uma chapa de oposição – o que não acontecia desde 2001, e pela expressiva participação de 1843 associados que atenderam à

Mais de 2 mil pessoas passaram durante o dia da eleição no salão da Crediprata.
Mais de 2 mil pessoas passaram durante o dia da eleição no salão
da Crediprata.

convocação da Crediprata para deliberar sobre os rumos da instituição para os próximos 4 anos. Na entrevista a seguir, os diretores executivos Claret e Ivo falam sobre o processo eleitoral da cooperativa.

Jornal Cidade: O que vocês tiram de proveito desse processo eleitoral?
Ivo: O número de associados que compareceram nas assembleias para discutir o futuro da cooperativa foi marcante, sobretudo a participação das comunidades envolvidas, que se deslocaram e estiveram presentes durante todo o processo. O resultado da assembleia mostrou que os associados têm confiança na administração que vem conduzindo a cooperativa nos últimos
anos.

Claret: Eu gostaria de enfatizar a transparência com que o processo eleitoral foi conduzido desde o início. Tivemos uma assembleia convocada com 60 dias de antecedência, sendo feita uma ampla divulgação e estabelecido um prazo de 20 dias para o registro das chapas. Este prazo é um dos diferenciais da Crediprata, pois permite que os interessados providenciem toda a documentação. Realizamos pré-assembleia nas comunidades onde
atendemos e apresentamos os assuntos que seriam tratados e discutidos na assembleia, sendo oferecido as chapas concorrentes a oportunidade para exporem os seus projetos.

O que representa para o Sicoob Crediprata a livre admissão de associados?
Claret: A livre admissão é um avanço para a cooperativa que poderá atender todas as pessoas físicas e jurídicas das comunidades onde atuamos. Em breve, esta liberação trará oportunidade de alavancar os negócios da cooperativa, onde qualquer pessoa apta que desejar poderá pleitear a associação no Sicoob Crediprata tendo acesso as excelentes taxas, produtos e serviços ofertados pela cooperativa.

A Crediprata nos últimos dois anos tem feito um trabalho notável na questão de relacionamento com a comunidade em seus diversos públicos e de responsabilidade social. Em que medida vocês acham que isso foi importante para projetar e fortalecer a imagem da Crediprata?
Ivo: Dentre os objetivos da cooperativa, um dos mais fortes é o desenvolvimento socioeconômico da região e das comunidades onde estamos envolvidos, primando sempre pelo fortalecimento dos empreendimentos e capacitação das pessoas que estão envolvidas com ele. Sabendo que o econômico sem o social não se sustenta e o social sem o econômico também não, buscamos constantemente um maior relacionamento com as comunidades para atender as suas demandas, fazendo com que sejamos cada vez mais assertivos nas ações e negócios que realizamos com nossos associados. Percebemos que o fortalecimento da imagem do Sicoob Crediprata se deu pelo investimento em ações que atendiam as reais necessidades dos associados alinhavando a cooperativa à comunidade. A atual administração da cooperativa venceu a eleição.

Qual foi o sentimento quando a apuração foi encerrada?
Claret: O primeiro sentimento foi em relação a validação de todo um processo que vem sendo construído ao longo de nossa gestão. O segundo, que considero o mais importante, é da responsabilidade que nos foi confiada mais uma vez. O associado depositou sua confiança em nosso trabalho e isso me marcou muito pois, conseguimos mostra-los que aquele momento era dele e assim tivemos um número excelente de votação. Com relação ao outro grupo, reconhecemos que é importante o associado ter opção de escolha e poder discutir abertamente os assuntos que envolvem toda a cooperativa. O processo é democrático e se encerra no momento da apuração, pois passado o processo eleitoral, nós somos uma cooperativa e continuaremos juntos. A qualquer momento todo associado pode contribuir porque estamos sempre prontos para receber sugestões e até críticas que visam a construção do Sicoob Crediprata.

A cooperativa saiu desse processo democrático mais fortalecida?
Ivo: A cooperativa saiu muito fortalecida e uma palavra forte é o respeito de cada integrante das duas chapas envolvidas. Então, tudo o que foi exposto tem muita importância para nós. O processo de estruturação e desenvolvimento é contínuo e visa o fortalecimento do Sicoob Crediprata para atender as demandas dos nossos associados. Ficamos fortalecidos também com um projeto que já está em desenvolvimento, que é em relação à estruturação, onde se leva a cooperativa para grupos de associados para atendê-los dentro de suas necessidades. A eleição foi uma experiência para nós, pois a partir de agora, independente de se ter um processo eleitoral, vamos continuar discutindo junto com a comunidade e os setores sobre o que podemos fazer para ser uma cooperativa melhor para todos.

O espaço está aberto para as considerações finais
Claret: Eu gostaria de agradecer as pessoas que estiveram envolvidas com todo o processo, especialmente a todos os associados que estiveram presentes e demonstraram um compromisso com a cooperativa e as comunidades onde atuamos. Uma vez que processo eleitoral e a mudança do Sicoob Crediprata para livre admissão, envolve toda a nossa área de atuação. Gostaria de destacar também o profissionalismo dos nossos colaboradores durante o processo assemblear e eleitoral, demonstrando um carinho muito grande com o associado e com a cooperativa. Nossos colaboradores trabalharam com muito afinco, agindo com ética e profissionalismo.

0Y9A1704

VEJA COMO FICARÁ A GESTÃO DO SICOOB CREDIPRATA:
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Antônio Claret Rezende
Adriana Oliveira Gontijo Gomes
Agnaldo Pereira Lopes
Anderson Eustáquio Gontijo
Antônio Francisco de Souza
Helson Gontijo Mesquita
Ivo Jonas Gontijo
José Aparecido da Silva
Rafael Rezende Lacerda

CONSELHO FISCAL MEMBROS EFETIVOS
Diniz Moises dos Santos
Humberto Gontijo Batista
José Francisco Resende

CONSELHO FISCAL MEMBROS SUPLENTES
Alice Maria de Moura Silva
João Henrique Rabelo Veloso
Lélio Natal Teodoro

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?