fbpx
jc1140x200

Após instalação de câmeras, índices de crimes reduzem em alguns locais de Lagoa da Prata

Prefeito Paulo Teodoro concedeu entrevista à rádio Veredas FM, juntamente com secretários e representantes da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal

Cinco meses após a instalação de câmeras de monitoramento em Lagoa da Prata, índices de crimes reduziram nas áreas onde estão instalados os equipamentos. A informação é do Tenente Andreote, em entrevista concedida na última sexta-feira na rádio Veredas FM, durante o programa ancorado pelo jornalista Graziano Silva, no qual também participaram o prefeito Paulo Teodoro, o comandante da Guarda Civil Municipal Emerson Santos e secretários municipais.

De acordo com o militar, o vídeo-monitoramento é uma ferramenta essencial para a segurança pública e falou da necessidade de instalação dos equipamentos em outros pontos da cidade. “O crime migra quando colocamos uma câmera em determinado local, por isso, é tão importante expandirmos o número de câmeras, aumentar o nosso portfólio de serviços e maximizar a segurança. Mas o que podemos afirmar, com toda a certeza, é que nos pontos em que as câmeras foram instaladas tivemos uma redução significativa de crimes. É necessário dizer que a Polícia Militar é parceira da população e é muito importante que as pessoas sejam parceiras da Polícia Militar também. A polícia não quer informação de quem está informando e sim, detalhes sobre possíveis crimes para reduzi-los e aumentar a sensação de segurança”, afirmou.

Outro ponto que auxiliou no combate aos crimes em Lagoa da Prata, conforme explicou o Tenente, foi a chegada de mais efetivo para a Polícia Militar e o aumento de viaturas.

PREFEITO PEDE APOIO

Durante a entrevista, o prefeito Paulo Teodoro reconheceu a necessidade de instalação de mais câmeras. Ele comentou sobre a realização da campanha “Lagoa Pede Socorro”, idealizada pela ACE/CDL e realizada em parceria com diversas empresas e instituições. O chefe do Executivo pediu o apoio dos empresários para aumentar o número de equipamentos de vigilância na cidade. “Eu fico feliz quando vejo empresários preocupados com a situação do município, pois todos nós temos responsabilidade com a nossa cidade. Quando a gente passa por um problema como a questão da segurança pública, resolvemos é com ação. Precisamos de ajuda. Instalamos 15 câmeras de monitoramento e agora precisamos é que os empresários nos ajudem a instalar mais 30. Temos grandes parceiros como a Lagoacred e Crediprata que sempre se disponibilizam para nos ajudar. Agora, nós precisamos de mais empresários. A Associação Comercial tem que nos ajudar dar essa resposta aos associados e partir para a ação. A empresa que

ganhou a licitação está aqui do lado para que quaisquer dúvidas sejam solucionadas. E assim, nós vamos contribuir de verdade para a segurança pública de Lagoa da Prata”, disse Teodoro.

GUARDA CIVIL FAZ MONITORAMENTO

A sala de monitoramento das câmeras de segurança fica no quartel da Guarda Civil Municipal e é acompanhada, em tempo integral, por um agente da GCM. O comandante da GCM, Emerson Silva, explicou como funciona o monitoramento dos equipamentos. “Existem algumas pessoas que falam que as câmeras não funcionam. Mas quem quiser ir ao quartel da Guarda Civil verá que lá estão guardas monitorando 24 horas. Enquanto as pessoas dormem, nós estamos fazendo a segurança delas. O número de crimes reduziu graças a essas câmeras e os trabalhos da polícia e da guarda”.

Agentes da Guarda Civil Municipal de Lagoa da Prata receberão armas de fogo

O Secretário de Administração de Lagoa da Prata Antônio Juarez, representou o Prefeito Paulo Teodoro, em uma reunião realizada em Belo Horizonte, na Academia de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (Acadepol), juntamente com o comandante da Guarda Civil Municipal, Emerson Santos, o guarda civil Dener Silva e o Procurador do Município Phellipe Castro, para acertos finais do curso preparatório para capacitação no uso legal da arma de fogo dos guardas civis da cidade.

A delegada e diretora da Academia de Polícia Civil, Ana Cláudia Perry esteve presente juntamente com outras autoridades de diversos municípios. O treinamento da Guarda Municipal será realizado no mesmo nível dos policiais da Acadepol. A expectativa é que o início dos treinamentos aconteça em breve.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?