fbpx
jc1140x200

Alunos da rede municipal de Lagoa da Prata passarão a ter aulas de Robótica

No dia 16 de outubro, foi feito o lançamento do projeto nas três escolas municipais. Em 2024, todos os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal, do 1º ao 5º ano, terão duas aulas semanais de Robótica incluídas na carga horária, atendendo integralmente à 5ª competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Cultura Digital.

A Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata está em processo de contratação com o Serviço Social da Indústria de Minas Gerais (Sesi/MG) para ofertar aulas de robótica para alunos da rede municipal. Segundo a secretária de Educação, Adriana Ferreira, em 2024, todos os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal, do 1º ao 5º ano, terão duas aulas semanais de Robótica incluídas na carga horária, atendendo integralmente à 5ª competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Cultura Digital, que diz que “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Preparando os alunos para o futuro, Adriana e sua equipe analisaram durante vários meses a implantação do novo conteúdo, Letramento Digital, na matriz de ensino dos alunos. O conteúdo Letramento Digital conta com os componentes da Sala + Inteligente e Robótica Sesi.

Como será na prática

A Sala + Inteligente será ministrada por um técnico, com a presença do professor regente, utilizando a sala de informática, lousa digital e os tablets de uso individual, que já estão de posse dos alunos.

O componente Robótica será ministrado por um professor contratado pelo Sesi que tenha a graduação exigida e o perfil necessário para aplicação da disciplina, em uma sala equipada com todos os recursos necessários para aplicação das atividades propostas, sendo duas aulas semanais em cada turma. Atendendo mais de 1.500 alunos nas três escolas de ensino fundamental, Escola Municipal Professor Afonso Goulart, Escola Municipal Dr. Jacinto Campos e Escola Municipal Monteiro Lobato.

De acordo com a secretária de Educação, a Robótica é um segmento da tecnologia que vem crescendo bastante nos últimos tempos com avanços significativos para diversas áreas, desde a indústria até na medicina, promovendo inúmeros benefícios e facilidades.

“As aulas e oficinas de Robótica estimulam a coordenação motora, ao ter que manipular as peças de forma estratégica; o raciocínio lógico, a fim de despertar no aluno a encontrar soluções para problemas, que pode ser feito em grupo, o que promove também maior interatividade e capacidade de trabalhar em equipe, uma habilidade crucial nos tempos atuais”, destacou.

Benefícios da robótica

Adriana ainda acrescentou que quem tem robótica no aprendizado, tem futuro.

“Os alunos exploram em grupos as construções, que envolvem engrenagens, eixos, ângulos, dentre outros conceitos que já aprendem, desde cedo, de forma lúdica. Então, quando se aproximam dos 10 anos, iniciam as noções de programação, sensores e motores. Apesar da robótica ser estudada mais diretamente nas disciplinas de física e matemática, aborda de forma interdisciplinar os demais conteúdos, atendendo o modelo STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Com o STEAM, o aluno usa a metodologia do it yourself, buscando soluções para os problemas”.

Com a robótica, são desenvolvidas habilidades que preparam para o mundo do trabalho e para a vida, como trabalho em equipe, inovação, cooperação, criatividade, empreendedorismo, inteligência emocional, protagonismo e muitas outras.

“Além da sala de aula, os alunos se preparam também para competições e são desafiados a explorar ideias, levantar hipóteses, formular questões, desenvolver projetos e encontrar soluções para as situações apresentadas. O Prefeito Di Gianne, a Secretaria Adriana e a Diretora Sabrina foram conferir pessoalmente a dinâmica de um torneio de Robótica, em fevereiro de 2023, na Etapa Estadual do Torneio Sesi de Robótica 2022/2023, em Belo Horizonte e ficaram impressionados com a desenvoltura dos alunos perante as tecnologias”.

Lançamento do projeto

No dia 16 de outubro, foi feito o lançamento da Robótica nas três escolas municipais, educadores, alunos, pais e responsáveis ficaram maravilhados com a novidade, de acordo com a secretária de Educação.

“Temos a certeza de que durante o ano letivo de 2024, os alunos irão se envolver com a cultura digital da melhor forma possível. A equipe da Secretaria Municipal de Educação tem a missão de ofertar o melhor para os alunos de Lagoa da Prata, pautando sempre na educação de qualidade com equidade”.

 

 

 

 

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?