fbpx
jc1140x200

Agosto Dourado: campanha celebra a importância nutricional e emocional da amamentação

A nutricionista Alline Delazare destaca a importância do aleitamento materno na promoção de uma nutrição saudável para os bebês.

João Alves 


No cenário da saúde materno-infantil, o mês de agosto ganha um brilho especial ao acolher a campanha do “Agosto Dourado”. Uma iniciativa que vai além da comemoração, essa mobilização anual tem como objetivo primordial ressaltar a significativa importância do aleitamento materno, destacando os benefícios imensuráveis que ele traz para a saúde e o desenvolvimento de bebês e mães.

Alline é formada pela Universidade Estácio Sá – Petrópolis, pós-graduada em Desenvolvimento de novos produtos; e
pós-graduada em nutrição clínica e esportiva. Ela atende online via whats pelo número (62) 998190342.


Para comentar sobre esta iniciativa e sobre a importância nutritiva do aleitamento materno, o Jornal Cidade conversou com a nutricionista Alline Delazare. Ela ressaltou que os benefícios da prática são inúmeros e até mesmo transcendem o aspecto nutricional.

“O leite materno é uma dádiva inigualável, uma nutrição que a mãe oferece ao bebê. É o mais completo alimento para o primeiro semestre de vida da criança, pois contempla todas as necessidades nutricionais nesse período do desenvolvimento.” afirma a nutricionista Alline Delazare.

Rico em proteínas, vitaminas e minerais, ele fornece os blocos de construção essenciais para o crescimento saudável do bebê. O leite materno é uma fonte de proteínas de alta qualidade, essencial para o crescimento e a formação de tecidos do bebê. 

A nutricionista afirma ainda que o leite materno possui todos os nutrientes que são importantes para o desenvolvimento da criança.

“É uma fonte natural de vitaminas e minerais essenciais, como a vitamina D, cálcio e ferro. Esses micronutrientes desempenham papéis importantes no desenvolvimento ósseo, na circulação sanguínea e na saúde geral do bebê. Além disso, a amamentação exclusiva nos primeiros meses tem sido associada à redução do risco de alergias alimentares, proporcionando uma introdução suave a diferentes tipos de alimentos”. 

As defesas da criança também saem aprimoradas após o consumo do leite materno. De acordo com a nutricionista, o aleitamento materno não é apenas um alimento, mas também uma fortaleza imunológica.

Anticorpos, células imunológicas e fatores de proteção presentes no leite materno fortalecem o sistema imunológico do bebê, fornecendo uma camada extra de proteção contra doenças. Esse protetor de escudo é especialmente importante nos primeiros meses de vida, quando o sistema imunológico do bebê está em desenvolvimento, pois ajudam o bebê a enfrentar uma variedade de ameaças, desde patógenos comunitários até os mais perigosos. 

“O leite materno traz vários benefícios para o bebê, protegendo de doenças alérgicas, desnutrição, doenças digestivas, obesidade, além de apresentar uma série de benefícios no sistema imunológico e no desenvolvimento psicomotor da criança,” destaca Delazare. 

Estudos constataram que as crianças amamentadas adequadamente apresentam menor taxa de colesterol total, menor pressão arterial e menor prevalência de obesidade e diabetes tipo 2 na fase adulta. O leite materno é completo, trazendo benefícios tanto para o bebê quanto para a mãe. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a utilização do leite materno exclusivo até os seis meses e, a partir dessa idade, a introdução de alimentos complementares, mantendo o aleitamento materno até os dois anos para suprir suas necessidades e auxiliar no desenvolvimento do bebê.

Além dos fatores nutricionais, a amamentação é um momento de conexão emocional profunda entre mãe e bebê. O contato pele a pele e o olhar nos olhos durante a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre os dois, promovendo o desenvolvimento emocional e a saúde mental do bebê.

“O aleitamento materno é uma dádiva que transcende a nutrição. Nos primeiros meses de vida, ele fornece ao bebê os alicerces para um crescimento saudável, um sistema imunológico resiliente e um futuro livre de muitos desafios de saúde. Mais do que isso, o aleitamento materno nutre o vínculo entre mãe e filho, fortalecendo a conexão emocional que durará toda a vida”, salienta a nutricionista. 

O “Agosto Dourado” é uma campanha mundial que acontece durante todo o mês de agosto para promover a conscientização sobre a importância da amamentação e seus benefícios para a saúde das mães e dos bebês. O termo “dourado” faz referência ao colostro, o primeiro leite produzido pelas mães logo após o parto, que tem uma coloração dourada e é extremamente rico em nutrientes essenciais para o recém-nascido.

“O mês de agosto nos convida a reconhecer a importância do aleitamento materno e sua interligação com a nutrição infantil. É um período para celebrar as mães, os bebês e a força do leite materno como um alimento completo, uma fortaleza imunológica e um elo afetuoso. À medida que comemoramos o aleitamento materno, lembramos que ele é mais do que um ato de nutrição – é um legado de amor, saúde e cuidado que molda o presente e o futuro da nossa sociedade”, conclui a Delazare. 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?