fbpx
jc1140x200

Adircilene Batista toma posse Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores

No dia 26 de Abril, a professora de Lagoa da Prata Adircilene Batista foi empossada na Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, em Vitória, Espírito Santo.

A posse de Adircilene aconteceu através de  projetos desenvolvidos nas escolas de Lagoa da Prata, bem como na Academia Lagopratense de Letras (Acadelp). Em especial, por meio do Projeto Congo-Mirim desenvolvido na Escola Municipal Monteiro Lobato premiado em 1º lugar em Minas Gerais e 3º no Brasil – organizado pela Editora do Brasil e Instituto Crescer. A professora ainda recebeu uma homenagem em Itabira, Minas Gerais, com troféu Carlos Drummond de Andrade. “Sinto-me honrada em ser convidada a fazer parte de uma academia de letras de outro Estado brasileiro pelos relevantes trabalhos prestados a Educação, Literatura e Cultura de Lagoa da Prata, Minas Gerais, Brasil. Acredito no talento do ser humano e na partilha necessária de vidas e saberes para que cada um chegue onde precisa chegar. Não se trata de bens materiais. Trata-se de vocação, de amar o que se faz. De um impulso vital que nos faz ir até onde nos levam  melhores intentos. Mas, para isso, precisamos que nos abram as portas das possibilidades. Ou que nos acenda a luz. Ou que nos retirem da multidão e nos digam: Você também é capaz”.

A professora ainda agradeceu imensamente aos escritores do estado do Espírito Santo, que reconheceram o seu trabalho de incentivo à leitura, às artes e a cultura.

Sobre a Academia Capixaba de Letras

A Academia Capixaba de Letras, onde Adircilene é acadêmica correspondente, é uma entidade cultural sem fins lucrativos de divulgação da trova e da poesia em geral.

A atuação de Batista na Academia Capixaba resume-se em contribuir com a Casa de Cultura por meio de sugestões de atividades literárias e culturais, participando de publicações literárias e nas datas oportunas dos eventos organizados pela Academia.

A exemplo de seu pai, que gostava muito de livros, sua paixão pela literatura surgiu e continuou com o grande incentivo de seus professores  e mestres como  D. Cândida Corrêa Cortes Carvalho, Dr. Ciro dos Santos, Maria José Giordani, Oscalina Martins, Tia Joana Couto Botinha, Eni Rezende, Maria Lúcia Fonseca, D. Belchior Joaquim da Silva Neto, Dr. Juscelino Pernambuco e tantos outros. “Dedico a posse à memória do eterno presidente da Acadelp, Dr. Ciro dos Santos, que pouco antes de seu passamento, recebeu a notícia da minha posse, e com tamanha alegria e entusiasmo, me motivou a aceitar o tão honroso convite. Compartilho a dedicação à minha família e amigos, com os nobres escritores da Acadelp, colegas professores, alunos-razão, e também à memória do patrono D. Belchior Joaquim da Silva Neto, que foi seu professor de Latim  e Literatura na Faculdade”.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?