fbpx
jc1140x200

S. A. do Monte e Moema estão entre as cidades que tiveram redução nos números de crimes

Serão quatro dias de comemoração. (Foto: Francisco Xavier).

*Com informações: Governo de Minas

Aconteceu ontem (12) uma reunião do Colegiado Executivo dos Fóruns Regionais de Governo, em Divinópolis. Os trabalhos foram conduzidos pelo subsecretário dos Fóruns Regionais, Fernando Tadeu David, e o secretário executivo do Território Oeste, William Camargos.

Na segurança pública, novas viaturas e nomeações de concursados para reforçar o efetivo das polícias estão entre as principais ações.

O concurso, que colocou à disposição da população mais 5.392 novos policiais militares em todo o estado trouxe maior segurança também para a população do Território Oeste, o que pode ser demonstrado pelos números de queda da criminalidade e de outros delitos.

Por intermédio dos Fóruns Regionais de Governo, a integração entre as polícias civil e militar, comunidade e o judiciário  contribuíram tanto para a prevenção quanto a redução da criminalidade na região, de acordo com o chefe do 7º Departamento da Polícia Civil de Divinópolis, Ivan Lopes.

“A criminalidade vem caindo mês a mês. Houve redução de 13% nos furtos, de 38% em roubos e de 42% em homicídios, em comparação ao mesmo período do ano passado. Também conseguimos reduzir pela metade o número de ocorrências que aguardavam para ser despachadas”, afirma Lopes.

Na Polícia Civil, desde 2015 as transferências  de presos das antigas cadeias do Território Oeste para o sistema prisional, vinculado à Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), liberou os policiais civis para a atividade de investigação.

Ainda de acordo com o delegado, novas delegacias também contribuíram para garantir a segurança da população dos municípios de Santo Antônio do Monte, Luz, Dores do Indaiá, Itapecerica, Bambuí, Arcos e Moema. Além disso, o município de Formiga vai inaugurar, em breve, nova delegacia regional.

O recém-lançado aplicativo Alerta MG permitirá, por exemplo, que mulheres vítimas de violência procurem socorro rápido e seguro. Para Luiz Mario, um dos representantes da sociedade civil no Colegiado Executivo do território, essa ferramenta é muito importante para a proteção da integridade das mulheres. “Este aplicativo terá a importante função de prevenção e de combate à violência contra as mulheres”, ressalta.

Saiba mais sobre o Alerta MG (clique aqui). O App está disponível nas plataformas IOS e Google Play.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?