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SAMU completa um ano em Lagoa da Prata

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completou um ano de funcionamento em Lagoa da Prata no dia 7 de junho. A unidade recebeu o nome de Elza Pizeli Diniz, que prestou serviços na área da saúde na cidade e na antiga Vila Luciânia, tendo sido uma das fundadoras do Núcleo dos Hansenianos.

Para a implantação do serviço gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG), o Governo do Estado investiu 7 milhões de reais, e mais 3,9 milhões para a aquisição de ambulâncias. Para o secretário municipal de Saúde, Geraldo de Almeida, a avaliação do Samu é extremamente positiva. “É um serviço essencial que está à disposição 24 horas, exclusivamente para fazer o serviço de atendimento de urgência e emergência. Isso trás tranquilidade às pessoas do município. Além disso, o Samu foi aceito imediatamente e esta sendo bem avaliado pela população”, disse.

O andamento dos trabalhos sugere melhorias, de acordo com o secretário, que aguarda novidades para uma ampliação: “No início deste ano, pleiteamos uma ampliação da nossa base para uma base avançada, levando essa proposta para os órgãos do Estado. A expectativa é que a nova base fique pronta até o fim deste ano, mas depende da autorização do Estado”. Se, aprovada, a nova base do Samu em Lagoa da Prata terá um médico de prontidão, enfermeiros e técnicos em enfermagem durante vinte e quatro horas nos atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

SE PRECISAR, CHAME 192

A assessora de comunicação Anna Lúcia Silva contou que o Samu realiza todos os tipos de atendimentos urgentes e emergentes, incluindo casos clínicos, psiquiátricos, pediátricos, traumáticos e obstétricos. São exemplos destes tipos de atendimentos os desmaios, quedas, acidentes domésticos e de trânsito, partos de alto risco, AVC, dores súbitas no peito, dentre várias outras urgências.

Em Lagoa da Prata está sediada uma das 23 bases descentralizadas, sendo uma Unidade de Suporte Básico (USB), tripulada por um condutor socorrista e um técnico de enfermagem. Esses profissionais fazem plantões em escala de 12 por 36, com oito pessoas no total que se revezam. Todos os atendimentos são feitos a partir de ligações pelo telefone 192, da Central de Regulação que fica em Divinópolis. Os pacientes que solicitarem algum serviço de urgência ou emergência são atendidos, por telefone, por médicos, que avaliam a gravidade do caso e direcionam o assistência adequada.

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