fbpx
jc1140x200

Biosev investe para diminuir odor da vinhaça

Nova forma de aplicação da vinhaça não será por aspersão. Ela é transportada por caminhões e aplicada de forma concentrada na linha de cana. O volume de líquido será menor e a vinhaça não terá muito tempo para criar o odor.

Novo método de aplicação também irá gerar economia de água, manejo sustentável e mais postos de trabalho

A Biosev – Lagoa da Prata já há algum tempo tem buscado formas para amenizar os incômodos causados pelo odor da vinhaça, e mudou recentemente a técnica de aplicação. Para isso, precisaram investir um valor consideravelmente alto, porém não informado. O novo método irá gerar mais economia, com a redução de consumo de água; melhor manejo sustentável para o meio ambiente, e mais postos de trabalho.

De acordo com o gerente agrícola Rafael Silveira, o investimento neste ano foi enorme. “Gigantesco! Não podemos falar em valores, mas estamos mudando a natureza da aplicação da vinhaça, que até então era diluída em água, e através de canais fazíamos a aplicação no canavial.

Agora, a vinhaça não será mais por aspersão. Ela será transportada em caminhões, e aplicada de forma concentrada na linha de cana. O volume de líquido será menor e a vinhaça não terá muito tempo para criar o odor”.

Rafael Silveira, gerente agrícola da Biosev

Rafael explicou que quando a vinhaça sai da fábrica ela não tem aquele odor desagradável, mas o cheiro acaba sendo produzido devido ao tempo de armazenamento, que gera uma fermentação. Com a nova forma de aplicar a vinhaça não terá esse tempo para as bactérias agirem e liberarem gases, como o enxofre. Entretanto, ainda ficará uma área com cerca de 20% (entre 7 e 8 mil hectares) em que a vinhaça continuará sendo via aspersão. “Oitenta por cento da área de aplicação será feita com os caminhões, isso já é um grande percentual de problema resolvido. Além disso, tem o investimento para os reservatórios, onde utilizamos uma bactéria chamada fugard, que é um composto químico comprado para aplicarmos nos canais e diminuirmos o odor”, acrescenta.

A superintendente Tânia Fernandes disse que as reclamações recebidas pela empresa em relação ao cheiro da vinhaça diminuíram bastante. “Antigamente, a vinhaça era aplicada ao redor da cidade, mas já desativamos a utilização de alguns lugares. Nós não estamos tendo problemas constantes em relação a isso, e é até muito raro ter reclamação. Às vezes eu percebo o cheiro, por morar perto de um canavial, e já chego na fábrica em busca de informações para minimizarmos. Nossa expectativa sobre a vinhaça para este ano é muito boa, não só na questão de minimizar o odor, mas também de outros indicadores”.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?