fbpx
jc1140x200

LP é referência em abastecimento de água e tratamento de esgoto

Fotos: Trata Brasil

Levantamento da Fundação Getúlio Vargas apontou a cidade como uma das melhores do país. Lagoa da Prata recebeu prêmio pelo investimento em saneamento

O Instituto Trata Brasil, em parceria com a Subcomissão Permanente de Saneamento Ambiental (SANEAR) e Grupo de Economia e Infraestrutura e Soluções Ambientais – FGV realizou o seminário ‘Exemplos em Saneamento Básico: Municípios provam ser possível universalizar e reduzir as perdas de água’, na terça-feira (17 de outubro), que aconteceu no auditório da FGV do Berrini, em São Paulo. O objetivo do evento é dar visibilidade a casos exitosos em abastecimento de água, coleta e tratamento dos esgotos, além de sucesso na redução das perdas de água no sistema de distribuição.

A mesa de abertura foi composta por autoridades do setor, como Jerson Kelman – Presidente da Sabesp, Dra. Mônica Porto – Secretária adjunta de Saneamento e recursos hídricos, Gesner Oliveira do Grupo de Economia da Infraestrutura e Soluções Ambientais – FGV e o Deputado João Paulo Papa, representante da Subcomissão Permanente de Saneamento Ambiental – SANEAR. O primeiro painel, mediado pelo Deputado João Paulo Papa e Igor Freitas da empresa Bauminas, discutiu a universalização do saneamento na prática e contou com prefeitos de cidades consideradas casos de sucesso em saneamento básico, entre eles estavam prefeito Marcelo Rangel de Ponta Grossa (PR); Secretário do Meio Ambiente, Wilson Portela de Presidente Prudente (SP); prefeito Barjas Negri de Piracicaba (SP); e o vice-prefeito, Ismar Roberto de Araújo, de Lagoa da Prata(MG).

Após os painéis, Edison Carlos, presidente-executivo do Instituto Trata Brasil parabenizou as iniciativas dos prefeitos das cidades premiadas, e ressaltou a importância do papel do prefeito e dos demais cidadãos. “O prefeito precisa enfrentar esse desafio de falar para o cidadão o benefício que ele vai receber ao fazer o investir saneamento. Com exemplos assim que conseguiremos chegar à universalização, prefeitos falando para outros prefeitos que é possível resolver esses problemas”.

Ismar Roberto – vice-prefeito de Lagoa da Prata

Ao encerrar o evento, Édison Carlos e o Deputado João Paulo Papa reafirmaram o compromisso das entidades, em continuar dando mais visibilidade para os bons casos de saneamento básico e perdas de água, assim como buscando incentivar os municípios que ainda têm o que fazer.

 

Fonte: Instituto Trata Brasil

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?