fbpx
jc1140x200

Conferência marca comemoração do centenário da Diocese de Luz

Foto: Arquivo da Diocese

O evento contou com a palestra direcionada ao público do Poder Judiciário, como policiais civis e militares e teve com o tema: “Igreja e Justiça: a cidadania”, ministrada pelo advogado e político Patrus Ananias

No dia 15 de dezembro, no auditório do 7º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, em Bom Despacho, foi realizada a terceira conferência do Centenário Diocesano – atividade das comemorações do jubileu da Diocese de Luz – comemorada em 8 de julho de 2018.

Nesta edição, o encontro foi direcionado ao público do Poder Judiciário, como policiais civis e militares e teve com o tema: “Igreja e Justiça: a cidadania”, ministrada pelo advogado e político Patrus Ananias.

Antes de iniciar a palestra a mesa foi composta pelo bispo da Diocese de Luz, Dom José Aristeu, o prefeito de Bom Despacho, Fernando Cabral; o presidente da Câmara Municipal de Bom Despacho; Vital Guimarães; o pároco e capitão capelão padre Sebastião Fernandes Pereira (Paróquia Santa Efigênia – Paróquia Militar); o capitão do 7º BPM de Bom Despacho, Aelson e o palestrante Patrus Ananias.

Patrus iniciou o evento agradecendo o convite, em especial, a comissão diocesana do Centenário. Ele ainda ressaltou e refletiu com os presentes sobre a segurança e a vida em sociedade. “Levei para reflexão, a partir de documentos e exemplos de grandes líderes mundiais o papel eclesial na transformação da sociedade”, comentou o palestrante.

Patrus

Patrus Ananias de Sousa é natural de Bocaiúva/MG. Graduado em Direito pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Poder Legislativo pela PUC-Minas. Mestre em Direito Processual, e doutorando em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid.

Em 1989 foi vereador em Belo Horizonte. Eleito prefeito da capital mineira em nos anos de 1993-1996. Em 2002, foi eleito Deputado Federal.

Em 2004 fui convocado pelo então presidente Lula para implantar o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), onde permaneceu até 2010. Nesse período, fez parte do Programa Bolsa Família e uma rede de políticas públicas sociais para combater a fome, a desnutrição, a miséria e a pobreza no país.

Conferências

Em virtude às comemorações do jubileu da Diocese de Luz, a comissão do Centenário promoveu em 2017 conferências com os distintos públicos para refletir e discutir Igreja e Sociedade. Das quatro conferências programadas três foram realizadas; a primeira com os comunicadores (Igreja e Comunicação); a segunda com os políticos (A Doutrina social da Igreja – Uma política a serviço da sociedade do Bem Viver) e a terceira (“Igreja e Justiça: a cidadania”), com o Poder Judiciário (Policiais Civis e Militares).

O último encontro será no próximo ano 2018, com os Educadores, local e data há definir.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?